22 de maio de 2012

Cel. Voc. para o II domingo de junho


SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL DA DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU

CELEBRAÇÃO VOCACIONAL PARA O II DOMINGO DO MÊS DE JUNHO DE 2012



10º DOMINGO DO TEMPO COMUM

“MINHA MÃE E MEUS IRMÃOS SÃO AQUELES QUE FAZEM A VONTADE DE DEUS” (Mc 3,35)

OBS. Esta é apenas uma sugestão que deve ser adaptada à realidade de cada comunidade. É um esforço da Pastoral Vocacional de nossa Diocese para que todas as comunidades possam rezar pelas vocações, de modo especial as de nossa Diocese.


Animador(a) – Irmãos e irmãs, somos todos chamados a ser missionários e profetas do Reino de Deus dando testemunho vivo da nossa vocação. O chamado é sempre uma iniciativa que parte de Deus e a resposta é de cada cristão. Jesus ensina que as suas obras são pela graça de Deus, que age pelo bem. Somos hoje convidados a assumir o chamado de Deus em nossas vidas, mesmo o pecado não impede o cristão de dar a sua resposta, como vamos ver no Livro do Gênesis. Viver em comunidade é servir a Igreja, seja como leigo, como religioso ou religiosa ou como sacerdote. Na Igreja todos somos chamados a servir. Cantemos.


Presidente – Iniciemos a nossa celebração traçando sobre nós o sinal da nossa fé:

EM NOME DO PAI, EM NOME DO FILHO, EM NOME DO ESPÍRITO SANTO.


ATO PENITENCIAL

Presidente: Imploremos a misericórdia de Deus:

- Senhor, pelas vezes em que tivemos medo de assumir algum serviço na comunidade ou demonstra nossa fé publicamente, tende piedade de nós. Senhor...

- Cristo, pelas vezes em que nos acomodamos diante da injustiça e não nos posicionamos contra os males do mundo, tende piedade de nós. Cristo...

- Senhor, pelas vezes em que buscamos nos esconder da tua presença, fugindo de ti para que não visse nossas faltas, tende piedade de nós. Senhor...

Presidente – Deus de bondade, rico em misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e um dia nos conduza à vida eterna. AMÉM.


HINO DE LOUVOR

Com: Deus não cansa de assistir seus filhos e filhas em suas necessidades. Glorifiquemos a Trindade Santa, em Deus Pai, que criou e sustenta a vida, ao Filho Jesus Cristo que fez-se carne como nós para nos salvar e construirmos o Reinos dos Céus, e ao Espírito, que anima e santifica a vocação humana e a missão da Igreja.


LITURGIA DA PALAVRA

Com: A liturgia deste domingo nos orienta a tornar-nos família de Deus, observando a Palavra do Senhor e fazendo a sua vontade. Ouçamos.


1ª Leitura: Gen 3,9-15

2ª Leitura: 1 Cor 4,13 – 5,1

Evangelho: Mar 3,20-35


Reflexão

Jesus anuncia a Boa Nova mediante uma intensa atividade messiânica (3,7-12) e constitui o grupo dos discípulos (3,13-19). O texto de hoje mostra que os seus parentes e, sobretudo, os dirigentes religiosos do povo, não compreendem seu ministério, associando-o ao poder do demônio. Jesus se revela como o mais forte (v.27), pois é o Messias Salvador que age a serviço da vida apressando a vitória definitiva sobre o mal. A rejeição à ação de Deus em Jesus é um pecado contra o Espírito Santo. Trata-se do fechamento radical à salvação de Deus, oferecida gratuitamente pelo Pai, pelo Filho, com a força do Espírito no batismo (1,9-11) A resistência em acolher Jesus impede a experiência do perdão e da misericórdia do Senhor. Os que se comprometem com o Mestre e suas palavras, como discípulos e companheiros na prática libertadora, formam a nova família (v.35). A 1ª leitura salienta que o pecado de Adão é o de toda a humanidade, pois a palavra hebraica adam significa ser humano. O orgulho em querer ser igual a Deus desvia do caminho da salvação. Mas Deus, Criador e Pai, vai ao encontro do pecador e restabelece sua dignidade, prometendo-lhe a vitória sobre as forças do mal, simbolizadas pela serpente (v.15). Surge uma nova descendência que se plenificará em Jesus, o Messias vencedor. O salmo ensina a confiar em Deus, porque nele se encontra toda graça e copiosa redenção. Na 2ª leitura, a fé impele a proclamar a esperança em Cristo ressuscitado, não obstante os sofrimentos e oposições, como o apóstolo Paulo. Renovados dia a dia pelo amor de Deus, possamos transbordar a ação de graças para a sua glória. (www.revistadeliturgia.com.br)


PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Elevemos agora as nossas preces ao coração de Deus para que possa surgir em nossa comunidade vocações aos ministérios ordenados, a vida consagrada e a vida laical; e ao mesmo tempo, para que o senhor de perseverança a todos e a todas que na Igreja já abraçaram uma vocação especifica.

1. Peçamos ao Senhor da Messe que suscite no coração de nossos jovens o desejo ardente de lhe seguir, o desejo de ser uma presença viva e eficaz de seu amor no mundo, rezemos.

T. Ouvi-nos senhor.

2. Dai aos cristãos leigos e leigas coragem, audácia e firmeza na fé, para que, no cotidiano da vida, construam a justiça, a solidariedade e a paz, rezemos.

3. Às irmãs e aos irmãos de vida consagrada dai coerência e transparência, para serem neste mundo um forte e radical sinal do amor e da ternura misericordiosa de Deus, rezemos.

4. Peçamos por todos os ministros ordenados, diáconos, Padres e Bispos, para que segundo o exemplo de Cristo, Bom Pastor, cuidem com carinho e amor de todas as pessoas a eles confiadas, rezemos.

5. Fazei brotar em nossas comunidades aquela variedade de vocações, de serviços e de ministérios, segundo a riqueza da graça recebida no batismo para que a vossa Igreja, Povo de Deus, Assembléia dos Chamados, seja fiel à sua vocação, rezemos.

6. Peçamos pelas as nossas Equipes Vocacionais Paroquiais  e pelos animadores vocacionais para que não desistam de trabalhar a serviço das vocações na Igreja, rezemos.


Presidente - Ouvi, Senhor, o vosso povo. Que a vossa graça nos conceda sempre aquilo que não podemos obter pelos nossos méritos. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.

Oração pelas vocações (Rezar do cartaz, fazer cópias ou projetar)
Jesus mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;