5 de julho de 2012

Celebração do 2º Dom de Agosto


19º Domingo do Tempo Comum
Vocação para a vida em família e dia dos pais
 

Esta sugestão que pode ser adaptada à realidade de cada comunidade. É um esforço da Pastoral Vocacional de nossa Diocese para que todas as comunidades possam rezar pelas vocações, de modo especial as de nossa Diocese.
1. Equipe Diocesana de Animação Vocacional preparou encontros para a catequese para que em cada semana se estude, reflita e reze pela vocação correspondente àquela semana, e sugeriu atividades para serem levadas à celebração da comunidade no domingo que esta vocação é lembrada – Procurar os catequistas para organizar este material e o local em que será colocado.
2. Aproveitar para colocar em destaque ao longo deste Mês o “cartaz azul” com a oração vocacional “Jesus mestre divino” e colocar numa moldura se ainda não foi feito para que fique sempre no Espaço celebrativo.
3. Cantar em todas as missas do mês de agosto o refrão orante que contém o pedido de Jesus: “Enviai, Senhor, muitos operários para vossa messe, pois a messe é grande e os operários são poucos”. Como sugestão: cantá-lo antes de começar o comentário inicial, criando um clima de oração na Igreja ou depois da comunhão.
4. Lembrar que hoje é o dia da Coleta Diocesana para o Serviço de Animação Vocacional;
5. Preparar a cestinha onde os envelopes da Coleta Vocacional serão depositados;
6. Ver os símbolos e a forma de realizar a dinâmica da Apresentação das oferendas;
7. Após a oração pós-comunhão pode-se fazer as homenagens aos pais conforme sugestão no final deste subsídio.
8. Antes da Bênção final motivar a assembleia para a oração pelas vocações.

Sugestões para preparar o ambiente
* Sugerimos que se prepare um ambiente (pode ser na entrada da Igreja) com imagem da Sagrada Família, flores e fotos de Casamento de pessoas presentes, Bíblia, velas, criando um ambiente alegre e acolhedor.

Pedir que algumas famílias componham tal procissão e conduzam símbolos como:
·         Crucifixo, velas;
·         O lecionário conduzido por uma família que depois fará a proclamação dos textos da Liturgia da Palavra (Onde for possível, o pai proclama a 1ª leitura, o(a) filho(a) canta ou proclama o Salmo, e a mãe proclama a 2ª leitura);
·         Cartaz vocacional da Diocese que foi enviado a todas as comunidades no 49º Dia Mundial de Oração pelas Vocações que teve como tema: “As Vocações, dom do amor de Deus”.
·         Imagem da Sagrada Família
·         Banner ou cartaz com o tema e da Semana Nacional da Família (Tema deste ano é: “A Família: o trabalho e a festa”. A Semana Nacional da Família este ano será de 12 de 18 de agosto)
·         Terço
·         Cartaz escrito o nome da Pastoral Familiar e também dos demais movimentos que ajudam na evangelização das famílias (ECC, MFC, Equipes de Nossa Senhora e outros)
Se acaso acharem conveniente, no lugar da sugestão anterior, poderíamos deixar preparada a imagem da Sagrada Família num lugar de destaque, e convidar muitas famílias para compor a procissão de entrada. Cada família ou cada pessoa da família terá nas mãos uma flor que depositará aos pés da imagem ou mesmo num lugar previamente determinado.

Motivação inicial
Anim.:“Um lar onde os pais ainda se amam e os filhos ainda vivem como irmãos, e venha quem vier, encontra abrigo e todos têm direito ao mesmo pão. Onde todos são por um e um por todos, onde a paz criou raízes e floriu, um lar assim feliz seja o sonho das famílias do Brasil!”.
Irmãos e irmãs, iniciamos hoje a Semana Nacional da Família. Nesta celebração vamos agradecer ao Senhor por todo carinho, atenção e doação dos pais que conduzem seus filhos e filhas no caminho da justiça e da fraternidade. Neste domingo, rezamos, de modo particular, pelas vocações à vida familiar, onde o amor deve ser o mandamento primeiro. Iniciemos nossa celebração, cantando.

ATO PENITENCIAL (Uma família se dirige até o altar e faz os pedidos de perdão).

Pai: Se nós, pais e esposos, tantas vezes preferimos nossos caprichos em lugar de orientar, dirigir e servir nossa família. Senhor te pedimos perdão. (Canta-se um refrão penitencial)

Mãe: Em nome de todas as mães e esposas de nossa comunidade, rogo perdão a Deus por nem sempre cumprirmos com amor a nossa missão de mães e esposas na família. Cristo te pedimos perdão. (Canta-se um refrão penitencial).

Filhos: Nós, filhos, tantas vezes não somos agradecidos aos nossos pais. Exigimos muito e colaboramos pouco. Esperamos ser amados e não demonstramos, às vezes, nosso amor a eles, dificultando o cumprimento de sua vocação. Senhor te pedimos perdão. (Canta-se um refrão penitencial).

Sacerdote: Senhor, abençoai a vida familiar, os trabalhos, as atividades e tudo o que fazemos. Dai-nos unidade, esperança e fé e a alegria de viver. Deus todo-poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna.
Todos: Amém.


Hino de Louvor
Pres.: Até mesmo o céu desejou ser família, para que a família desejasse ser céu. Entoemos alegremente o hino de louvor.


Liturgia da palavra

Anim.: Os deveres da vida familiar devem ser algo recíproco entre os esposos. Ouçamos com atenção as leituras.
1ª leitura: 1Rs 19,4-8
Sl 33 (34)
2ª Leitura: Ef 4,30-5,2
Evangelho: Jo 6,41-51

Homilia

Oração dos fiéis
Pe.: Oremos, irmãos e irmãs, a Cristo nosso Senhor, que se dignou assumir nossa humanidade, e digamos, com alegria:
Ass.: Suscitai, Senhor, em nossas famílias, santas vocações!
1. Por todas as nossas famílias, para que conheçam cada vez mais nosso Mestre, Jesus Cristo, e pratiquem, com autenticidade, o mandamento do Amor, rezemos:
2. Por todos os pais, para que eduquem seus filhos na fé, dando testemunho de fidelidade e doação, rezemos:
3. Pelas crianças, adolescentes e jovens, para que perseverem no caminho do bem e da honestidade, rezemos:
4. Para que nossas famílias sejam alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração, rezemos:
5. Para que surjam, em nossas famílias, pessoas dispostas a entregarem sua vida ao serviço do Reino, rezemos:
Pe.: Pai Santo, que vos dignastes escolher para Vosso Filho uma família na terra, concedei-nos a graça de permanecermos na unidade da fé. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

Apresentação das oferendas
Anim.: Neste ofertório oferecemos a Deus nosso trabalho de cada dia e nossa disposição de colaborar na construção do Reino. Acolhamos alguns símbolos: A Jarra: Ofertamos a jarra vazia, totalmente livre. Queremos ser livres de orgulho e da ambição, assim haverá lugar para Deus na nossa vida. As flores: é símbolo de amor e ternura. Que estas flores nos despertem para o SIM cheio de confiança e de fé. Espelho: queremos Senhor, ofertar por meio deste espelho a imagem que projetastes em cada um de nós, assumindo com generosidade a nossa vocação. (Logo após os símbolos, onde for celebração da Eucaristia, uma família leva para o altar o pão e o vinho)

Neste segundo domingo de agosto todas as comunidades da Diocese de Foz do Iguaçu realizam a coleta pelas vocações, para que o trabalho de Animação Vocacional de nossa diocese possa acontecer. Vamos nos comprometer com aquilo que temos, apoiando e, com nossa generosidade, dando condições para que esse trabalho continue acontecendo. (todos podem fazer a procissão para trazer os envelopes com sua oferta e coloca-los numa cestinha em frente ao presbitério ou conforme o costume da comunidade)

 Cantemos. 

PÓS-COMUNHÃO

Homenagem aos pais
O animador vocacional juntamente com os catequistas e a equipe de cantos pode escolher uma das duas opções das músicas em homenagem aos pais que foram apresentadas no subsídio de Formação para Animadores Vocacionais no dia 12 de maio.


BÊNÇÃO DOS PAIS

Os pais podem ser convidados a colocarem-se em frente ao presbitério e todos com as mãos estendidas sobre eles invocar a bênção:

Deus, Pai de família humana, guarde e faça prosperar os lares de todas as famílias de nossa comunidade. Olhai, ó Pai querido, todos os pais do mundo e especialmente os da nossa comunidade, para que, com amor e dedicação, eduquem os seus filhos na fé cristã e para a vida. Protegei todos os pais doentes que sofrem por não poderem dar saúde, educação e casa decente para seus filhos. Protegei todos os pais que trabalham arduamente no dia-a-dia para não faltar nada aos seus filhos. Protegei todos os pais que se dedicam de corpo e alma à sua família. Iluminai todos os pais para que, assumindo esse precioso dom da paternidade, possam com seus filhos e esposas assumir e santificar-se na vivência da sua vocação. Isso vos pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Amém.


Lembrete no final da Missa
Distribuir a programação da Semana Nacional da Família e convidar todos os Grupos de Família a rezarem o terço pelas famílias, conforme subsídio dos Grupos de Família de nossa Diocese.


Oração pelas vocações (Antes da Bênção Final)
Anim.: No final desta Santa Missa em que rezamos pelas Famílias, rezemos com muita confiança a oração pelas vocações:
Jesus, mestre divino, que chamastes apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos dos nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis na missão de apóstolos leigos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

1 comentários:

Unknown disse...

muito linda a celebraçao , esta oraçao dos pais vou imprimir e fazer no nosso grupo de reflexao que se chama SAO JOSÉ da comunidade de linha marfim smi

Postar um comentário

 
;