20 de setembro de 2012

Sugestão de Adoração Vocacional Bíblica

ADORAÇÃO VOCACIONAL- MÊS DE SETEMBRO
DIRIGENTE: O mês de setembro a Igreja dedica uma atenção especial a Sagrada Escritura, porque neste mês, mais precisamente no dia 30, celebra-se a memória de São Jerônimo que viveu de 347 a 419. Seus últimos 30 anos de vida, viveu em Belém, numa gruta ao lado onde Jesus nasceu e ali dedicou-se ao estudo da Bíblia e fez a tradução da língua original Hebraica, Aramaica e Grega  para o Latim, tornando-a conhecida no mundo todo. Façamos da palavra de Deus o alimento espiritual para nossa caminhada. Iniciemos esse momento de adoração e nos coloquemos na presença do Senhor. Canto inicial.

Leitor 1: A Bíblia é uma palavra Grega que significa livros. Ela não é um livro, mas uma coleção de livros, uma verdadeira biblioteca. Aí encontramos a história de pessoas que tiveram um encontro com Deus e com sua ação. Encontro realizado através da vida e da história. A Bíblia tem, portanto, dois pontos fundamentais: mostra quem é Deus e mostra quem são os homens.

Leitor 2: Na Bíblia está o drama da vida do homem, tanto o de ontem como o de hoje. É como se fosse um grande espelho, onde podemos  ver e reconhecer nossa face, as situações que vivemos, as estruturas que nos envolvem, os acontecimentos que nos libertam ou nos aprisionam. A Bíblia é, portanto, a nossa história. Mostra o que podemos encontrar, se aprendemos a ler, na vida e nos acontecimentos, o sim ou o não com que o homem pode responder a Deus e ao seu projeto.

Dirigente:  A Igreja mais uma vez nos convida, em modo especial  neste mês da Bíblia, a colocar no centro de nossa vida cristã e religiosa a Palavra de Deus. O Santo Padre, com a Exortação apostólica Verbum Domini, nos dá pista claras para que toda a Igreja seja imbuída pela Palavra de salvação que o mesmo Jesus Cristo. A Verbum Domini nos deixou pelos menos três coisas para re-valorizar a Palavra de Deus na vida da Igreja:

* Leitor 1: Que a Palavra de Deus seja cada vez mais o coração de toda a atividade eclesial; * Que a Escritura seja lida e interpretada com os métodos oferecidos pela ciência, porém à luz da fé, vivida e celebrada na Igreja, para encontrar a Palavra de Deus, Jesus Cristo. *  

Leitor 2: Que se viva e pratique a escuta e o serviço da Palavra de Deus na vida cotidiana da Igreja para ajudar os fiéis e toda a humanidade a encontrar a Deus através de Jesus Cristo, e assim fazer florescer uma nova humanidade. A Verbum Domini identifica a Igreja como Casa da Palavra e a Liturgia como seu âmbito privilegiado. (momento de silêncio-fundo musical)


PALAVRA DE DEUS

Dirigente: Vamos acolher a palavra de Deus para escutarmos com o ouvido de discípulos e saber saboreá-la para louvar, servir e agradecer. Ouçamos o Evangelho:  Lc 10,38-42

Leitor 1:  O texto de Marta e Maria ilustra bem o sentido da escuta da palavra, da escuta de Deus, da escuta do Espírito. A riqueza da escuta de Jesus, vivida por Maria, deve despertar-nos. É escuta que diz respeito a cada um de nós. Não uma escuta passiva e inerte, mas uma escuta ativa, sempre pronta e disponível para qualquer serviço.

Leitor 2: Marta, acolhedora e serviçal, porém dispersa, ansiosa, preocupada, dedica-se, com empenho e diligência ao serviço de casa, e acaba negligenciando o fundamental. Seu sentido de responsabilidade coíbe o lazer da escuta, que lhe daria o verdadeiro sentido de toda sua atividade. É a imagem de quem vive momentos de ansiedade, sem coragem para esquecer seu pequeno mundo, suas tarefas e preocupações, e abrir-se ao novo. Por isso fica sem discernir sua identidade. Poderia ser definida como tarefeira.

Dirigente:  Maria põe em primeiro lugar a atenção a palavra de Jesus. Deseja entender o mistério daquele que criou e conhece o nosso coração, nele depositando seus segredos. Ela está aberta ao divino discurso, gratuito e cheio de benevolências. Aprendendo a ser escuta, aberta ao dom de Deus(Jo 4,10), entendeu que o ser humano se realiza na gratuidade, e tenta fazer as coisas costumeiras de modo novo.

Leitor 1: A chave para descobrir a Palavra de Deus na vida é esta: "alimentar em nós os mesmos sentimentos que animavam Jesus" (Fil 2,5); buscar uma profunda experiência de Deus e, ao mesmo tempo, como Jesus e como Servo, estar muito próximo do povo, sempre atentos aos problemas das pessoas pobres, desanimadas, abandonadas, doentes, marginalizadas ou de qualquer modo sofredoras.

Dirigente: São Luís Guanella aprendeu a ser sensível, misericordioso, bondoso, solidário em relação a todo tipo de pobre, exatamente porque meditou e contemplou em profundidade a Palavra de Deus e alimentou em si os mesmos sentimentos de Cristo.Confiança na Providência, Competência, Transparência, Espírito de Família, Inovação Criativa, Valorização Integral do Ser Humano, Caridade Solidária...

Dirigente: Rezemos juntos  a oração pelas vocações

 

SEGUE A BENÇÃO DO SANTÍSSIMO

0 comentários:

Postar um comentário

 
;