5 de julho de 2012

Celebração do 4º Dom de agosto


21º DOMINO DO TEMPO COMUM – 4º domingo

A vocação Leiga: serviço e protagonismo

“Buscando a santificação e unidos a Cristo, os fiéis devem ser fermento no mundo.

A hierarquia é na verdade servidora do Povo de Deus. O sacerdócio ministerial ou ordenado está

a serviço do sacerdócio comum ou batismal.” Frei Boaventura Kloppenburg



Esta sugestão que pode ser adaptada à realidade de cada comunidade. É um esforço da Pastoral Vocacional de nossa Diocese para que todas as comunidades possam rezar pelas vocações, de modo especial as de nossa Diocese.
1. Equipe Diocesana de Animação Vocacional preparou encontros para a catequese para que em cada semana se estude, reflita e reze pela vocação correspondente àquela semana, e sugeriu atividades para serem levadas à celebração da comunidade no domingo que esta vocação é lembrada – Procurar os catequistas para organizar este material e o local em que será colocado.
2. Aproveitar para colocar em destaque ao longo deste Mês o “cartaz azul” com a oração vocacional “Jesus mestre divino” e colocar numa moldura se ainda não foi feito para que fique sempre no Espaço celebrativo.
3. Cantar em todas as missas do mês de agosto o refrão orante que contém o pedido de Jesus: “Enviai, Senhor, muitos operários para vossa messe, pois a messe é grande e os operários são poucos”. Como sugestão: cantá-lo antes de começar o comentário inicial, criando um clima de oração na Igreja ou depois da comunhão.
4. Fazer um mural na porta da Igreja com fotos das atividades realizadas pelos(as) leigos(as) da comunidade;
5.  Destacar os nomes dos catequistas da comunidade.
6. Escolher uma das opções para o ato penitencial e preparar o necessário;
7. Após a oração pós-comunhão pode-se fazer as homenagens aos catequistas conforme sugestão no final deste subsídio
8. Preparar as opções de compromisso que estão no final desta celebração;
9. Antes da Bênção final motivar a assembleia para a oração pelas vocações.

Sugestões para preparar o ambiente e procissão de entrada
·         Crucifixo, vela, Lecionário conduzido pelos leitores
·         Cartaz vocacional da Diocese que foi enviado a todas as comunidades no 49º Dia Mundial de ração pelas Vocações que teve como tema: “As Vocações, dom do amor de Deus”.
·         Utilizar símbolos como materiais utilizados nas mais diversas pastorais, Cruz, Documento 62 da CNBB (Missão e Ministérios dos cristãos leigos e leigas), Lumen Gentium (Concílio Vaticano II), Documento de Aparecida,
·          Criar imagens ou símbolos que representem os diversos serviços exercidos na paróquia (comunidades): pastorais, movimentos, ministérios, e um representante de cada uma delas com uma camiseta do seu serviço traz o símbolo na procissão;
·         Trazer um banner, cartaz, o 12º Plano de Ação Evangelizadora da Diocese de Foz do Iguaçu; Trazer juntamente um cartaz que lembre os 34 anos de fundação de nossa diocese (A Diocese foi criada no dia 26 de agosto de 1978);
·         Trazer um cartaz que lembre os 29 anos de fundação do Seminário Diocesano Nossa Senhora Medianeira fundado em 28 de agosto de 1978)
·         Levar o cartaz sobre a Vocação laical, que os catequizandos fizeram nesta semana nos seus encontros de catequese;


ACOLHIDA E MOTIVAÇÃO

Dirigente: Caríssimos irmãos e irmãs. Celebrando o 21º Domino do tempo comum, nos encaminhamos para o encerramento do mês vocacional. Sabemos que Cristo chama a todos para segui-lo, respondendo ao seu chamado por uma vocação específica. Nesta liturgia, queremos destacar a Vocação Leiga na Igreja e o Dia do Catequista. O carisma da vocação laical ocupa um lugar central na Igreja, define a Igreja para o mundo. Através desse carisma a Igreja se faz presente no mundo.
Jesus é o caminho para o Pai, cada fiel leigo na Igreja participa do sacerdócio comum em Cristo, sendo chamados a segui-lo, e, sobretudo, testemunha-lo do serviço á Igreja.
Celebrando vocação laical, queremos rezar por nossa Diocese de Foz do Iguaçu que neste dia 26 de agosto completa 34 anos de fundação e pelo Seminário Diocesano Nossa Senhora Medianeira que completa 29 anos de fundação neste dia 28 de agosto. Peçamos ao Senhor para que todos os batizados (as), para que assumam verdadeiramente o discipulado e a missão cristã no mundo de hoje, na Igreja e no mundo secularizado. De pé entoemos o canto de entrada.

Canto de entrada (sugestão: Agora é tempo de ser igreja)


ATO PENITENCIAL (1ª OPÇÃO)

Logo após a saudação inicial:

Entrada da água: um leigo entra pelo centro da igreja trazendo a água numa jarra transparente, chegando próximo do padre inicia o seguinte diálogo:

Presid.: A missão própria e específica dos leigos e leigas se realiza no mundo, “de tal modo que, com seu testemunho e sua atividade, contribuam para a transformação das realidades e para a criação de estruturas justas segundo os critérios do Evangelho” (DA, 210)

Leigo: Senhor, fomos incorporados a Cristo pelo Batismo. Que esta água possa ser a lembrança daquele dia de graça, quando nos tornamos participantes da tríplice missão de Cristo: sacerdote, profeta e rei.

Logo em seguida dá-se o Rito de Aspersão (com a mesma água que o leigo levou para o presbitério) que substitui o Ato Penitencial.


COM AS MÃOS ERGUIDAS SOBRE A ÁGUA FAÇA A SEGUINTE ORAÇÃO:

Senhor Deus todo-poderoso, fonte e origem de toda a vida, abençoai esta água que vamos usar, confiantes para implorar o perdão dos nossos pecados, e alcançar a proteção da vossa graça contra toda doença e cilada do inimigo. Concedei, ó Deus, que, por vossa misericórdia, jorrem sempre para nós as águas da salvação para que possamos nos aproximar de Vós com o coração puro e evitar todo perigo do corpo e da alma. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Enquanto se canta, o Presidente da celebração, com os ministros auxiliares fazem a Aspersão.


ATO PENITENCIAL (2ª OPÇÃO)

Min: Seduzidos pelos prazeres do mundo, não percebemos o amor e o carinho que o Senhor Deus tem para conosco. Buscamos nossos próprios interesses. Senhor, concedei-nos a graça do perdão e a capacidade de amar.

Com humildade, vos suplicamos. (pausa)

L1- A Palavra de Deus pode encontrar ouvidos fechados ou tão preocupados na escuta de outras vozes, que não mais percebem a voz de Deus. Por todas as vezes que vivemos assim. Senhor tende piedade de nós!

R: Senhor, tende piedade de nós!

L2- Jesus pede aceitação de sua Palavra, mesmo que seja difícil para nós! Por todas as vezes em que não aceitamos a Palavra porque pedia mudanças em nosso  modo de viver. Cristo, tende piedade de nós!

R: Cristo, tende piedade de nós!

L3- A Bíblia é a Palavra de Deus, que nos orienta nesse mundo! Por nossas atitudes de pouco caso, de indiferença e de omissão diante da Palavra de Deus. Senhor, tende piedade de nós!

R: Senhor, tende piedade de nós!

Min: Deus todo-poderoso...


Hino de Louvor: motivação por conta do presidente.


LITURGIA DA PALAVRA

Na liturgia da Palavra, ouvimos e dialogamos com o Senhor, refletimos sobre suas propostas, constatamos, por vezes, como os discípulos, muitas exigências, duros desafios. Cristo amou a sua Igreja até o extremo de entregar sua própria vida por todos. Aqueles que decidem segui-lo, também devem ter dedicação, respeito e demonstrar, em suas atitudes, escolhas e ações, imenso amor por Ele, que nos concede palavras que são Espírito e Vida. Ouçamos!
1a leitura (Js 24, 1–2 . 15–17. 18b) 
Salmo Responsorial 33
2a leitura (Ef 5, 21–32) 
Evangelho (Jo 6, 60–69)



ORAÇÃO DOS FIÉIS
Quando encontramos Jesus em nosso caminho, não podemos ignorá-lo: temos que tomar posição por ele ou contra ele. Rezemos para que todos os cristãos escolham Jesus e o sigam fielmente. Digamos juntos:

R.: SENHOR, AJUDAI-NOS A SERMOS PROTAGONISTAS DA MISSÃO!

1-      Pela Santa Igreja de Deus e pelos 34 anos de fundação de nossa Diocese, para que renove cada dia sua opção e sua fidelidade a Cristo, examinando-se à luz da palavra do evangelho. Rezemos:
2-      Para que o Senhor da messe e Pastor do rebanho, conceda a graça da perseverança a todos que foram chamados e escolhidos para servir à comunidade e continue chamando outros homens e mulheres para a missão de evangelizar. Rezemos:
3-      Por todos os leigos e leigas, para que, conscientes de sua missão batismal, sejam promotores da justiça e construtores da paz no mundo. Rezemos:
4-      Pelos catequistas que fazem do seu trabalho a liturgia diária e prolongam a Missa Dominical em todos os dias da semana. Fazei Senhor, que fortalecidos por sua fé, possam fortalecer a Igreja, através dos seus catequizandos. Rezemos:
5-      Pelas equipes de animação vocacional para que continuem com o vigor missionário necessário para levar adiante o serviço à Deus e à Igreja. Rezemos:
6-      Para que as famílias motivem seus jovens no seguimento de Jesus, e que pelo testemunho em casa os filhos tenham melhor discernimento na resposta ao chamado de Cristo. Rezemos:
Pode haver intenções da comunidade.

Min: Pai de bondade, que vossa Palavra proclamada nesta liturgia possa realmente produzir frutos de salvação em nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.


LITURGIA EUCARÍSTICA
Na liturgia eucarística, agradecemos ao Pai, que, em Jesus, fez uma opção amorosa e comprometedora pela humanidade. Trazemos ao altar do Senhor sementes diversas, frutos, enfim, aquilo que represente a ação frutuosa dos leigos na Igreja e cada pastoral, movimento ou serviço traz uma faixa ou cartaz com os serviços realizados e com os frutos colhidos nessa ação pastoral (pode ser alimentos, remédios, fraldas, Bíblias para serem doados). Os ministros auxiliares trazem o pão e o vinho que são a oferenda por excelência da comunidade. Cantemos.


PÓS-COMUNHÃO

Homenagem aos CATEQUISTAS
O animador vocacional juntamente com a equipe de cantos pode ensaiar com as crianças a música em homenagem aos catequistas que foi apresentada no subsídio de Formação para Animadores Vocacionais no dia 12 de maio.


RITOS FINAIS
Depois da homenagem aos catequistas
  1. Convidar todos os coordenadores de pastoral, serviço ou movimento acenda uma pequena vela e assim na vela do altar e cantar “Brilhe a vossa luz” (ou outro conhecido) e depois pedir que esses leigos acendam as velas daqueles que estão na assembléia.
  2. Fazer um agradecimento especial no final da celebração, a todos que dedicam sua vida ao Reino através da pastoral em nossa Igreja.
  3. Convidar, na Missa, todos os fiéis que se identificaram com alguma pastoral, que procurem os respectivos coordenadores para que possam ingressar.
  4. Também poderia ser elaborado um pequeno panfleto com os horários e dias que se realizam as devidas reuniões e encontros das pastorais, serviços e movimentos e distribuir à comunidade.


Oração pelas vocações
Jesus, Mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como diáconos, padres e bispos, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;