Maiores informações:
www.romariavocacional.com.br

explicação do cartaz
A 5ª ROMARIA VOCACIONAL DA DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU acontecerá no dia 21 de outubro de 2012, na cidade de Serranópolis do Iguaçu.
Escolhemos como tema: Juventude e vida, e como lema: “que vida vale a pena ser vivida?” acolhendo o ensinamento de Jesus que dizia “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (Jo 10,10).
A vida da nossa juventude a parece expressa na caminhada das Romarias Vocacionais que já aconteceram em nossa Diocese. É essa vida de comprometimento com a comunidade que vive sua fé em Jesus Cristo que é a resposta à pergunta: “Que vida vale a pena ser vivida?”
Nossa realidade apresenta muitas cruzes que foram denunciadas na Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, mas o anúncio do ressuscitado manifesta-se na Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude Rio-2013. A 5ª Romaria Vocacional será em nossa Diocese a abertura dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude.
A 5ª Romaria Vocacional expressa a preocupação da Diocese de Foz do Iguaçu com nossas crianças, adolescentes e jovens porque no dia 21 de outubro iremos proporcionar a todos um encontro com Deus, um espaço para o jovem expressar-se, manifestar-se, sentir-se parte da Igreja. O trabalho da Animação Vocacional, a concentração diocesana dos catequistas, a celebração do Dia Nacional da Juventude e a comemoração dos 30 anos da Pastoral da Juventude serão as nossas motivações para esse dia todo especial.


http://www.savfozdoiguacu.blogspot.com.br/2012/07/concurso-do-hino-da-5-romaria.html

http://savfozdoiguacu.blogspot.com.br/2012/06/concurso-cartaz-5-romaria-vocacional.html

http://savfozdoiguacu.blogspot.com.br/2012/06/carta-de-apresentacao-das-motivacoes-da.html
http://savfozdoiguacu.blogspot.com.br/2012/05/5-romaria-vocacional-da-diocese-de-foz.html
A 5ª Romaria Vocacional: O que é?
O ano de 2003 foi marcante na Igreja do Brasil com o 2º Ano Vocacional que teve como tema: Batismo, fonte de todas as vocações. Foi realizada neste ano a Romaria Vocacional do Paraná em Guarapuava e a partir dessa experiência aconteceu no ano de 2004 em Matelândia a 1ª Romaria Vocacional de nossa Diocese. Depois desse momento, percebendo a importância desse dia na vida da Diocese de Foz do Iguaçu, ficou combinado que o grande evento da Juventude da Diocese se alternaria com o Dia Nacional da Juventude, embora as Pastorais afins sempre trabalhem juntas para a realização deste evento, e a Romaria seria também a celebração do Dia Nacional da Juventude.
No ano de 2006 realizou-se em Missal, no dia 22 de outubro a 2ª Romaria Vocacional com o tema: Jovem, Jesus Te Chama: “Vem e Vê!”
Em 2008 aconteceu em Santa Teresinha, no dia 28 de outubro a 3ª Romaria Vocacional com o tema: “VEM CUIDAR DA VIDA”, e lema: “JOVEM: seguir Jesus é escolher a vida”. Nosso objetivo foi:Possibilitar um encontro com Jesus Cristo, fonte de todas as vocações, levando o jovem a refletir sobre o seu papel na missão de seguir Jesus, em defesa da vida.
Em 2010 realizamos a 4ª Romaria Vocacional em São Miguel do Iguaçu no dia 24 de outubro. Nosso tema foi “Servir, amar e testemunhar” o lema: “Eu e você fazemos parte dessa caminhada” tendo como objetivo “desafiar em nossas famílias, as crianças, jovens e adolescentes a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um ajudando-os para que em comunidade assumam o serviço, amor e testemunho como vocação, defendendo a vida e lutando contra a violência”.
E chegou o tempo da 5ª Romaria Vocacional. Escolhemos o município de Serranópolis do Iguaçu, que teve a Paróquia Nossa Senhora de Fátima instituída no dia 30 de dezembro de 2010, e que acolhe este grande momento da vida de nossa Diocese como um passo definitivo na animação e envolvimento das crianças, adolescentes e jovens da paróquia. Para o dia 21 de outubro, escolhemos como tema: Juventude e Vida, e como lema: “Que vida vale a pena ser vivida?” acolhendo o ensinamento de Jesus que dizia “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”. (Jo 10, 10)



carta DE APRESENTAÇÃO DAS MOTIVAÇÕES DA 5ª ROMARIA VOCACIONAL

Queridos jovens!

Hoje vos convido a participar conosco de um evento ímpar. É ímpar pelo seu projeto e conteúdo. Trata-se da 5ª ROMARIA VOCACIONAL DA DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU que acontecerá no dia 21 de outubro de 2012, na cidade de Serranópolis do Iguaçu.

Escolhemos como tema: Juventude e vida, e como lema: “que vida vale a pena ser vivida?” acolhendo o ensinamento de Jesus que dizia “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (Jo 10,10), já como forma de celebrarmos os 30 anos da Pastoral da Juventude em nossa Diocese e atender a convocação feita pelo Papa Bento XVI no anúncio do lema da jornada mundial da juventude Rio 2013:“ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). A catequese assume diretamente essa missão assume esse dia como a Concentração Diocesana dos catequistas para celebrar esse ministério fundamental na vida da Igreja.

Em cumprimento a esse chamado, que nos motiva à ação, à caminhada, nada melhor que participarmos juntos da Romaria Vocacional, que é um momento celebrativo da vocação de cada um(a) e de todas as vocações, um momento de tomada de consciência de nossa responsabilidade pessoal diante de nós mesmos, de Deus e da humanidade, porque todo chamado é enviado a uma missão-tarefa.

Queremos nesse dia, ser instrumento de mobilização da juventude local, proporcionando aos jovens um encontro com Deus, um espaço para o jovem expressar-se, manifestar-se, sentir-se parte da Igreja, dando assim seu testemunho público de fé para podermos responder algumas perguntas que nos cercam:

Jovem, porque você faz aquilo que faz?
Qual é a sua motivação?
O que dá sentido a sua vida?

“Que vida vale a pena ser vivida?” é a pergunta que nos coloca em continuidade com a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, que já começa a produzir frutos e, por isso, manifestar-se como proposta de vida assumida.

O Senhor chama a todos nós, jovens, para sermos fortes em tempos difíceis: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós” (1Jo 2,14), tempos onde os jovens estão trocando a felicidade de Deus, pelo prazer do mundo por meio das drogas, consumismo, pornografia; mas Deus é rico em misericórdia e olha para os jovens com esperança, com olhar promissor. Você pode mais! É pela fé que iremos vencer. A nossa vitória virá quando a nossa fé for uma fé ativa, uma fé que faz.

Jovem, você é uma nascente de emoções, força, energia, vigor, trabalho, vida, disposição, aventura, rapidez, inteligência, alegria e coragem.

E lembre-se sempre: Deus não nos mede pela idade, Deus nos mede pela conduta, Deus nos mede pela fé. Nós não temos valor para Deus pelos anos vividos, mas pela intensidade da nossa vida.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;