25 de junho de 2011

Sugestões Vocacionais para o segundo domingo de Julho - Dia de oração pelas vocações

CELEBRAÇÃO VOCACIONAL DO SEGUNDO DOMINGO DE JULHO
15ª Semana do Tempo Comum
"Ouvi, pois, vós a parábola do semeador.”

OBS. Esta é apenas uma sugestão que deve ser adaptada à realidade cada comunidade. É um esforço da Pastoral Vocacional de nossa Diocese para que todas as comunidades possam rezar pelas vocações, de modo especial as de nossa Diocese.
Ambiente:
* Na frente do Altar preparar um cenário que recorde o Semeador: Sementes, galhos secos, terra, areia, espinhos, frutos  

Animador
Irmãs e irmãos estamos aqui na casa do Pai, para celebramos o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo e hoje veremos que a Palavra de Deus é uma palavra de vida, mediante a qual somos chamados  a nos desinstalar  do nosso comodismo e lançarmos as sementes que geram vida e amor. Cantemos para iniciar a celebração.

Saudação Inicial

ATO PENITENCIAL

LITURGIA DA PALAVRA
Acolhendo a Palavra:
(Alguém vestido de agricultor lança as sementes em cima do povo e tirando do Lecionário o Grande depositário da Palavra lançada...)

O semeador saiu a Semear... A liturgia da palavra nos convida a olharmos para o Semeador, para Semente e para o tipo de Terra, por isso vamos acolher com amor, a Palavra, que nos orienta e nos conduz à santidade e à eternidade, pondo em pratica o que Ela ensina.
(O canto para receber palavra  pode ser este ou outro que recorde a Parábola da semeador)
1.      Toda semente é um anseio de frutificar / e todo fruto é uma forma da gente se dar.
Põe a semente na terra, não será em vão / não te  preocupe a colheita, plantas para o irmão }Bis
2. Toda a palavra é um anseio de comunicar / e toda a fala é uma forma de a gente se dar.
3. Todo o tijolo é um anseio de edificar / e toda a obra é uma forma de a gente se dar.

1ª Leitura: Is 55,10-11
Salmo: 64(65)10.11.12-13.14
2ª Leitura: Rm 8,18-23
Evangelho: Mt 13,1-23

Ajuda para reflexão:
"A semente é a palavra de Deus"
A multidão curiosa que tinha ouvido a parábola do semeador não a entendeu. Mas, então, o que esperávamos? Nem os discípulos do Senhor entenderam. "Então, lhes perguntou: Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas?" (Mc 4,13).
Jesus parece ter começado com a história do semeador porque ela abordava um conceito tão fundamental do Reino do céu que a incapacidade de entendê-la prediria incapacidade de entender qualquer uma. A salvação dos discípulos era que, ainda que verdadeiramente não percebessem seu ponto, eles queriam saber, e ficaram para perguntar mais sobre o que ele queria dizer e para ouvir a paciente explanação de Jesus.
A parábola do semeador contém três elementos: o semeador, a semente, e os solos. O semeador e a semente são constantes. O semeador é habilidoso e espalha a semente por igual. A semente é, indiscutivelmente, boa. Mas o trabalho hábil do semeador e a capacidade de germinação da semente dependem para seu sucesso da natureza do solo, e aqui é focalizada a parábola.
Quem é o semeador? Jesus não diz. Na parábola do trigo e do joio, Jesus diz que o semeador da boa semente é o "Filho do Homem" (Mt 13,37), mas a preocupação naquela parábola são as origens contrastantes dos dois tipos de sementes. Quem quer que ele possa representar é essencialmente uma função do propósito da parábola. Se o seu intento foi ilustrar a resposta variável dos ouvintes à pregação pessoal de Jesus e forçá-los a um exame sério de si mesmos, então muito certamente o Senhor é o semeador. A aplicação, por Jesus, das palavras de Isaías a sua audiência, "Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos, e fecharam os olhos" (Mt 13,14-15) parece sugerir essa interpretação.
Mas se, por outro lado, o propósito desta parábola foi também fortalecer os corações incertos de seus discípulos, então certamente eles e aqueles que semeariam o mundo com o Evangelho depois deles teriam que ser parte deste complexo plantador.
O significado da semente é claramente demarcado para nós. "Este é o sentido da parábola: A semente é a palavra de Deus" (Lc 8,11). Ainda que não seja a mensagem primária desta parábola, o fato que a palavra de Deus é o poder que constrói o reino de Deus precisa de ênfase.
Não há nenhuma mágica aqui, nenhuma energia esotérica mistificadora. Até as palavras dos homens têm poder. Elas comunicam sentimentos e idéias, criam culturas inteiras, levam homens à paz ou à guerra, mudam o curso da história, produz grande mal ou grande bem. Por que nos surpreenderíamos, então, que a Palavra de Deus tenha poder inimaginável?
Os mundos foram criados e são mantidos pela palavra de Deus (Hb 11,3; 1,3), e o sopro divino que está em suas palavras (Sl 33,6) é o sopro que nos deu a vida (Gn 2,7). A palavra do Todo Poderoso responde aos nossos espíritos como a luz responde aos nossos olhos. Sua poderosa verdade viva penetra em nossos corações e põe a nu nossos mais íntimos pensamentos (Hb 4,12). É a palavra do evangelho que nos salva (Rm 1,18; 1Cor 121), e a "palavra da sua graça" que nos edifica e garante nossa herança entre o povo de Deus (At 20,23).
Esta parábola está nos dizendo, em linguagem simples, que a própria Palavra de Deus é a semente germinante da vida (Fl 2,16), e não  qualquer palavra,  mais algumas misteriosas obras do Espírito Santo. É por esta própria palavra viva, que transmite energia, que o Espírito Santo não somente nos leva ao renascimento espiritual (Ef 1,13; 1Pd 1,23-25), mas nos transforma na imagem do Filho de Deus. E tudo isto é possível porque em suas palavras Deus nos abriu seu coração e derramou as profundezas de sua verdade e graça (1 Cor 2,10-13). No evangelho, ele nos fez olhar na face de nosso crucificado Salvador (2 Cor 3,18). E isso tem poder!
É, portanto, o que acontece  é quando  as pessoas (homens e mulheres)  falam  do evangelho como "mera palavra" e rirem da idéia que o evangelho por si só é capaz de produzir uma nova e inconquistável vida espiritual. Não é prudente falar tão levianamente de palavras que saem da boca de Deus ou insultar o céu tentando fortificar esta palavra "inadequada" com nossas vãs filosofias (Cl 2,8-10; Pr 30,5-6). Até Satanás sabe onde está o poder. "A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo sejam salvos" (Lc 8,12).
Mas não faz Deus mais do que apenas falar conosco? Sim, ele está certamente ativo em responder nossas orações (1Jo 5,14-15), e providencialmente nos guiando através das provações e tribulações que limpam, fortalecem e purificam nossa fé (Rm 8,28). Mas, em fim, é sua palavra que tem poder, e é para sua palavra que todo seu providente trabalho precisa nos trazer, em obediência compreensiva. É através dessa palavra que chegamos a conhecer Deus e seu Filho. E essa é vida eterna (Jo 17,3). A semente do reino é a palavra de Deus.

PRECES
(Sugestão o credo do chamado digitado no PowerPoint para que a comunidade possa participar) ou
Preces que seguem

CREDO DO CHAMADO
 Lado 1: Cremos que Deus nos escolheu antes da fundação do mundo.
Para sermos santos e irrepreensíveis
Diante dele no amor. (Ef 1,4)
Lado 2: Cremos que os que de antemão ele conheceu.
Esses também predestinou a serem
Conformes à imagem do seu Filho. (Rm 8,29)
Lado 1: Cremos que aquele que nos escolheu desde o seio materno,
Nos chamou por sua graça e houve por bem
Revelar em nós o seu Filho
Para que o anunciássemos. (Gl 1, 15-16)
Lado 2: Cremos que Deus nos salvou
E nos chamou com uma vocação santa,
Não em virtude de nossas obras,
Mas de seu próprio designio e graça,
Que nos foi dada em Cristo Jesus, desde a eternidade. (2 Tm 1,9)
Lado 1: Cremos que Cristo Jesus nos julgou digno de confiança,
Tomando-nos para o seu serviço. (1 Tm 1,12)
Lado 2: Cremos ser apóstolos por vocação,
Servos de Cristo Jesus,
Escolhidos para anunciar o Evangelho de Deus. (Rm 1,1)
Lado 1: Cremos que Deus escolheu o que é loucura para o mundo
Para confundir os sábios,
A fim de que a nossa fé não se baseie na sabedoria humana,
Mas sobre o poder de Deus. (1 Cor, 1,27; 2,5)
Lado 2: Cremos que a cada um Deus concedeu
Uma manifestação do Espírito
Para a utilidade de todos. (1 Cor 12, 7)
Lado 1: Cremos que devemos comportar-nos de uma maneira digna
Da vocação a que fomos chamados:
Com toda humildade, paciência e mansidão,
Procurando crescer em tudo em direção a Ele. (Ef 4,1-2)
Lado 2:Cremos que tudo concorre para o bem
Daqueles que amam a Deus,
Daqueles que são chamados segundo o seu desígnio. (Rm 8,28)
Cremos naquele que é poderoso para realizar por nós
Em tudo infinitamente além do que pedimos ou pensamos,
Segundo o poder que já opera em nós. (Ef 3,20)
Lado 1: Cremos que temos plena certeza de que
Aquele que começou em nós a boa obra
Há de levá-la a perfeição até o dia de Jesus Cristo,
Porque aquele que nos chamou é FIEL. (Fl 1,6 ; 1 Ts 5,24 )

PRECES DA COMUNIDADE
T.:Senhor, que sejamos discípulos de tua palavra
1.    Ajudai nossos ministros ordenados a vencerem toda tentação do ativismo, de superficialidade, de mesquinhez, buscando o sentido mais profundo de sua vocação, rezemos:
2.    Acompanhai, com carinho, a vida de nossos religiosos e religiosas missionários que se dedicam na evangelização de sua Palavra em terra ad gentes, rezemos:
3.    Rezemos para que todos aqueles que são chamados ao sacerdócio ou vida consagrada possam acolher com generosa disponibilidade a semente da vocação que Deus colocou em seu coração. Rezemos:
4.    Pela vocação à vida em família, onde aprendemos a nos amar, a sermos filhos e irmãos, rezemos:
5.    Pelos diversos ministérios na Igreja. Por aqueles que se dedicam as pastorais, dos movimentos  e através das comunidades paróquias e das eclesiais de base, rezemos:
6.    Para que nossas comunidades encontrem meios de cultivar em todos nós verdadeiras atitudes vocacionais. Rezemos:

APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS  
Segue a liturgia conforme folheto

ORAÇÃO VOCACIONAL
Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!

0 comentários:

Postar um comentário

 
;