29 de junho de 2011

Sagrado Coração de Jesus - Dia de Santificação dos Clero

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Comissão Episcopal Pastoral para Os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

Prot. 0560/2011
Palmas, 19 de junho de 2011

Amado irmão, sacerdote do Brasil,

Tenho Sede!

Pela primeira, vez, desde que meus irmãos bispos me elegeram presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, me dirijo a você, meu irmão, sacerdote do Brasil, para recordá-lo que no dia primeiro de julho deste ano, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, é o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Sacerdote. Que graça e que benção ver a Igreja, nossa Mãe, rezando por nós, seus filhos queridos e prediletos.
Cuidar da santidade é cuidar das raízes da nossa vida para ela dê flores e frutos espirituais. A santidade é um dos horizontes da vida da Igreja mais belos de se contemplar. É como contemplar o nascer ou o pôr do sol nos países tropicais. Deus mesmo mandou Moisés falar à comunidade de Israel: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv 19,2.11,44) que, na boca de Jesus se tornou perfeição (Mt 5,48) e misericórdia (Lc 6,36). O venerável beato João Paulo II, no encerramento do jubileu do ano 2000, fez um convite à Igreja inteira a colocar a santidade como alicerce da sua vida e missão (NMI 31). E disse ainda mais que “todo fiel é chamado à santidade e à missão” (RM 90). Imaginemos nós a que somos chamados: “santos e capazes”.
Por isto, amado irmão, não deixe passar em branca página este dia. Reúna seus colaboradores, convide seus paroquianos, motive-os, exerça seu poder de convocação e de convencimento e sua missão de guia espiritual, para passar, ao menos, uma hora de oração pela santificação dos sacerdotes. Combine bem o horário e o que vai acontecer: Hora santa, adoração ao Santíssimo Sacramento, celebração, Ofício Divino, missa... Em anexo, estamos enviando as sugestões, feitas pela Congregação para o Clero.
Além do mais, o mês de julho é o mês das férias. Muitos paroquianos resolvem viajar e as Igrejas ficam mais vazias. E, por isto, sobra, nas agendas apertadas, um tempo livre para meditar, contemplar, rezar, ler, estudar, passear... Pensando nisso, estamos sugerindo, para estas férias, como complementos para a Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, dois artigos: o primeiro, é um antigo artigo, escrito por Segundo Galileia, intitulado: “Os demônios do Apostolado”; e o segundo, um artigo mais recente, do cardeal Cláudio Hummes, intitulado: “Os Presbíteros no mundo, hoje”.
Espero não ter sido ousado em sugerir estas estratégias e estes artigos. A nossa intenção é contribuir para a santificação do clero. Nada mais do que isto. E isto nos basta.
Rezo por você, caro irmão, e peço o mesmo para mim.
Na caridade de Cristo, Bom Pastor, um santo e abençoado dia de oração.



Dom Pedro Brito Guimarães
Arcebispo de Palmas
Presidente da Comissão para os
Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

Mais textos sobre o dia de Santificação do Clero em : http://padrefabiofoz.blogspot.com/p/pastoral-presbiteral.html

0 comentários:

Postar um comentário

 
;