27 de junho de 2011

MPP 2011 - Projeto Escolas e Colégios

Diocese de Foz do Iguaçu - Missão Popular Permanente
Proposta de Subsídio para a realização da Missão nas escolas e colégios

Orientações Básicas antes de ir às salas de aula

Uma primeira Proposta

1º Passo: Não faça nada sem o conhecimento do padre de sua Paróquia. Então, em sintonia com a sua Paróquia, ver a sua realidade: Saber quantas escolas ou colégios têm.

2º Passo: fazer uma primeira visita aos diretores das escolas e colégios:
a.      Convocando-os para uma reunião previamente agendada, e já deixar com cada diretor ou diretora um subsídio da MPP.
b.      Nesse primeiro contato com os professores e diretores de cada escola ou colégio, aproveitar para saber do número de alunos, etc.
c.       Nessa reunião com todos os diretores (a) apresentar o objetivo da diocese para com os nossos jovens e adolescentes, e ao mesmo tempo uma proposta de trabalho com os estudantes jovens e adolescentes, e ouvir deles um parecer de sugestões e necessidades a partir da experiência de cada um.
d.      Nessa Reunião é imprescindível a presença do Padre da Paróquia.

3º Passo: Definir de antemão, na reunião com os diretores (as), uma agenda de visita aos estudantes. Propor aos professores (as) um cronograma de trabalho
(cf. proposta a seguir)

4º Passo: A  partir daquilo que já ouviu dos professores e diretores, a Equipe da Missão Popular Permanente, deverá sentar para traçar uma estratégia de Trabalho:
a.       Ter exato o número de missionários.
b.      Cada missionário deverá estar equipado com o manual da MPP, com a camisa da MPP; Com a bíblia; e a proposta de trabalho com os estudantes;
c.       Dentro da Equipe definir quantos Missionários vão em cada sala.
(Sugestão: formar equipes de quatro pessoas, dois jovens e dois adolescentes)
d.      É importante a sintonia do grupo. Ou seja, falar a mesma linguagem. Ter as mesmas informações;
e.       Nessa pequena equipe que vai dentro da Sala é preciso ter alguém que puxe a frente, que coordene o assunto. Para não ficar um olhando para o outro sem saber quem vai falar e em que momento, etc.

Uma    Segunda Proposta

1º Momento: Ter um primeiro contato com a equipe pedagógica de cada escola, diretoras e pedagogos, para apresentar a proposta e pedir permissão ao colégio para entrar nas salas de aulas. Assim: a) Primeiro falaremos com os diretores e pedagogos o que pretendemos fazer nas salas de Aula. b) Quem sabe aproveitar o intervalo onde o próprio diretor convoca os professores e lhes apresenta a equipe e o trabalho (seria interessante ter alunos da própria escola na equipe, pois esse pode ser um elo de ligação para contato da escola com a Igreja. )

2º Momento: Marcar com os diretores e professores uma data de visita e quanto tempo vai ficar dentro da sala.

3º Momento: Ter um segundo momento com os diretores e professores para apresentar a eles o resultado da primeira visita. E juntamente com os professores e diretores buscar um próximo passo, uma vez que já temos uma noção da realidade e necessidade dos alunos da escola e do Colégio.

Pistas de trabalho nas Salas de aula
1º Passo: Entrar na sala de aula sem medo e com alegria. Pedir permissão ao professor para adentrar à sala de Aula. Somente começar a falar depois de ter a atenção de todos.
2º Passo: O coordenador da equipe que está na sala de aula, cumprimenta a todos e depois diz aos alunos: Bem pessoal, nós somos da Igreja Católica. Somos aqui mesmo desse bairro. E nós fazemos parte dos grupos de jovens e adolescentes de nossa paróquia. Participamos também da catequese. Nós como Igreja, e como cristãos, sentimos cada vez mais a necessidade de trabalharmos mais próximos com nossos adolescentes e jovens. Por isso estamos desenvolvendo em nossa diocese desde o ano de 2009, um trabalho chamado Missão Popular Permanente. O foco central desse trabalho é a família, porque a família é a prioridade das prioridades. Neste ano, o tema específico são os Adolescentes e os Jovens. O objetivo é levar o adolescente evangelizar o adolescente, o jovem evangelizar o jovem.
A Igreja propõe esse trabalho motivada pela sua vocação Missionária, em obediência à ordem de Jesus: “Ide, portanto, e fazei que todos as nações se tornem discípulos ...” (Mt 28,19). Essa é a nossa motivação, que nos trouxe até vocês nesse dia. Mas sabemos que tudo isso faz parte de um processo. Primeiramente queremos nos conhecer um pouco. Porque acreditamos que todos podem e devem contribuir nesse trabalho. Por isso, nesse processo queremos envolvê-los, pois na medida em que nos envolvemos também nos conhecemos e vamos nos ajudando. Agora nós vamos nos apresentar a vocês, diremos o nosso nome e de onde somos.
Também pode-se ressaltar ou destacar as motivações da Campanha nacional contra o extermínio da juventude, para daí apresentar o questionário. Se poderia dizer o seguinte: “está acontecendo isso no Brasil todo e nós queremos perceber melhor como estão os nossos adolescentes e jovens e que ações concretas poderemos realizar aqui em nosso bairro/cidade?”
3º Passo: Cada membro da equipe dirá o seu nome, de onde é e o que faz.
4º Passo: O coordenador da equipe tomará a palavra e dirá: Bom gente nós nos apresentamos a vocês agora queremos conhecê-los e sabermos o que vocês pensam sobre alguns temas que acreditamos ser importante para todos nós. Queremos que você se sinta extremamente livre, mas pedimos que você seja sincero em sua resposta. Beleza? Não precisa colocar o seu nome.
Diante do grande número de questões, uma  sugestão: dentre essas trinta, que cada equipe escolhesse 13 para apresentar aos alunos (uma hipótese: 1, 2, 23, 24, 3, 30, 14, 21, 22, 15, 16, 28, 29)
5º Passo: Apresentar as questões à turma
1)             Quantos anos você tem?
2)             Onde você mora?
3)             Você gosta de futebol?
4)             Você gosta de ler?
5)             Que tipo de leitura você gosta?
6)             Quantos livros você lê ao longo do ano?
7)             Você é batizado?
8)             Já brigou com alguém?
9)             Já bateu em alguém?
10)         Já apanhou de alguém?
11)         Em que série você está?
12)         Você tem irmãos? Quantos?
13)         Seus pais são casados?
14)         Você conversa com (com seus pais) eles?
15)         O que você mais gosta de fazer?
16)         O que você não gosta de fazer?
17)         Que matéria você mais gosta?
18)         Qual a que você menos gosta?
19)         Qual a matéria que você tem maior facilidade?
20)         Eles conversam com vocês?
21)         Seus pais perguntam de vez em quando como você está?
22)         Quando você sai de casa você diz aos pais para onde você esta indo?
23)         A qual a religião que você segue?
24)         Qual o nome da Igreja?
25)         O que você faz nas suas horas de folga?
26)         Você gosta de estudar?
27)         Que tipo de filmes você mais gosta de assistir?
28)         Qual o esporte que mais gosta de praticar?
29)         O que você faz nas suas horas de folga?
30)         Você participa de alguma atividade na igreja?
6º Passo: O coordenador da equipe diz: Bom gente queremos agradecê-los pela atenção e simpatia. Para nós foi muito bom estarmos com vocês nesse momento. Teremos um próximo contato com vocês, e ele vai se dar a partir desse primeiro momento com vocês. Depois agradece ao professor e se despede.
Também como proposta ao final desse primeiro contato deixar alguns panfletinhos com alguns convites para que os alunos saibam as atividades que acontecem com jovens e adolescentes na paróquia
a)      Horário e dia da missa dos jovens
b)      Horário e dia da missa dos adolescentes ou catequese
c)      Horário e local dos encontros de jovens e adolescentes
d)      Horário e local dos encontros de confraternização (esporte, cinema, tererê na praça)
e)      Atividades que os alunos podem procurar que são realizadas na paróquia.

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