5 de julho de 2012

Celebração do 3º Dom de Agosto


Missa Vocacional do 3º domingo

Assunção de Nossa Senhora

Dia dos Consagrados e das Consagradas
 

Esta sugestão que pode ser adaptada à realidade de cada comunidade. É um esforço da Pastoral Vocacional de nossa Diocese para que todas as comunidades possam rezar pelas vocações, de modo especial as de nossa Diocese.
1. Equipe Diocesana de Animação Vocacional preparou encontros para a catequese para que em cada semana se estude, reflita e reze pela vocação correspondente àquela semana, e sugeriu atividades para serem levadas à celebração da comunidade no domingo que esta vocação é lembrada – Procurar os catequistas para organizar este material e o local em que será colocado.
2. Aproveitar para colocar em destaque ao longo deste Mês o “cartaz azul” com a oração vocacional “Jesus mestre divino” e colocar numa moldura se ainda não foi feito para que fique sempre no Espaço celebrativo.
3. Cantar em todas as missas do mês de agosto o refrão orante que contém o pedido de Jesus: “Enviai, Senhor, muitos operários para vossa messe, pois a messe é grande e os operários são poucos”. Como sugestão: cantá-lo antes de começar o comentário inicial, criando um clima de oração na Igreja ou depois da comunhão.
4. Ver a breve encenação do ato penitencial e preparar com antecedência os símbolos e personagens.
5. Antes da Bênção final motivar a assembleia para a oração pelas vocações.

Sugestões para preparar o ambiente e procissão de entrada
·         Crucifixo, vela, Lecionário conduzido pelos leitores.
·         Cartaz vocacional da Diocese que foi enviado a todas as comunidades no 49º Dia Mundial de ração pelas Vocações que teve como tema: “As Vocações, dom do amor de Deus”.
·         Imagem de Nossa Senhora lembrando-se do sim que ela deu e também que estamos celebrando a Solenidade da Assunção de Maria. (caso tiver Religiosas na Paróquia pode ser trazida por uma Irmã representando assim todos os religiosos e crianças da catequese vestida de anjos) ladeada de anjos;
·         Junto a Imagem de Nossa Senhora, três religiosas ou vocacionadas à Vida Consagrada ou mesmo três mulheres da comunidade como rosas, lembrando os votos de Castidade, Obediência e Pobreza que os religiosos professam. Depositar estas rosas aos pés da imagem.
·         Rede de pesca ou barco com o nome de vocacionados(as) da comunidade;
·         Coração com o nome dos religiosos presentes na Paróquia ou escrito SIM, representando o sim de Maria;
·         Levar o cartaz sobre com a diferença entre PROFISSÃO X VOCAÇÃO, que a catequese preparou nos encontros desta semana.


Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos à celebração do Mistério Pascal de Cristo hoje manifestado de forma especial na Assunção de Nossa Senhora! Maria é nosso modelo, a mulher fiel que colaborou com Deus no seu projeto de salvação. Como diz Isabel, ela é “bendita entre as mulheres”, porque concebeu, gerou e nutriu o Cristo. Maria brilha no céu, assim como brilha aqui na terra como sinal de esperança para todos nós. Festejando Maria elevada aos céus, e celebrando o encerramento da Semana da Família, lembramos também hoje das vocações religiosas, dos irmãos e irmãs consagrados, que, inspirados pelo exemplo de nossa Santíssima Mãe, também doam suas vidas a serviço do Reino. Eis, pois, que estamos reunidos com Maria para proclamar as maravilhas operadas em nós pela morte e ressurreição de Jesus. Com o coração em festa, cantemos!


ATO PENITENCIAL

Presidente - A Virgem Maria, elevada à glória dos céus, é exemplo e esperança para nós, pecadores, que buscamos o caminho da salvação. Peçamos perdão a Deus pelas vezes que não colocamos nossa vida a serviço do seu Reino.

(Prepare uma caixa com a imagem de Maria ou uma imagem dela com um coração, uma caixa preta escrita por fora pecado, um cesto de lixo e um catequizando para fazer a parte do Samuel)

Animador: Olha Samuel você me falou que queria ir pro céu assim como Maria.

Samuel: Falei mesmo, eu até pensei que ela tinha ido de escada.

Animador: Pois é. Ela não foi de escada, mas se olharmos no seu coração vamos descobrir alguns ingredientes que nos levam ao céu. (ir falando e tirando de dentro do coração as palavras) Vamos descobrir que ingredientes são estes? Perdão, caridade, fidelidade, humildade, fé, amor ao próximo.... Mas vejam que tem uma caixinha aqui com alguns ingredientes que nos impedem de ser como Maria. Estes ingredientes precisam ser jogados no lixo, bem longe do nosso coração e da nossa vida. (IR TIRANDO OS PECADOS E JOGANDO NO LIXO) Mentira, inveja, raiva, ódio, falta de perdão, falta de caridade....A gente viu o coração de Maria agora vamos olhar o nosso? Será que ele tem ingredientes do coração de Maria ou da caixinha de pecados. Vamos pedir perdão a Deus pelo que está ai no coração e que não deveria? Cantemos pedindo perdão por vão cultivar um coração puro.


OU esta 2ª opção

(pausa) 
- Senhor, Filho de Deus, que nascendo da Virgem Maria vos fizestes nosso irmão, tende piedade de nós.

SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS!

- Cristo, Filho do homem, que conheceis e compreendeis nossa fraqueza, tende piedade de nós.

CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS!

- Senhor, Filho Primogênito do Pai, que fazeis de nós uma só família, tende piedade de nós.

SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS!

Presidente - Deus de amor e bondade, tenha compaixão de nos, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.


HINO DE LOUVOR


LITURGIA DA PALAVRA
Animador: A Palavra de Deus era o centro da vida  de Nossa Senhora. Ouvindo e vivendo o que diz o Senhor, ela gerou em seu ventre Jesus Cristo, Palavra eterna do Pai.  Torna-se, por isso, imagem da Igreja, que deve resistir ao mal na perseverança da fé, cantando as maravilhas que Deus realiza na humanidade, por meio de Seu Filho, nosso libertador. Ouçamos:


1ª Leitura: Ap 11,19ª; 12,1-3-6ª.10ab
Sl 44 (45)  À vossa direita se encontra a rainha, / com veste esplendente de ouro de Ofir.
2ª Leitura: 1Cor 15,20-27ª
Evangelho: Lc 1,39-56 (Pode ser dialogado)


Reflexão
ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA AO CÉU

Esta festividade é uma das mais antigas na Igreja. O dogma foi solenemente proclamado pelo Papa Pio XII em 1950 e com a Igreja em sua Liturgia rezamos: “Que pela intercessão da Virgem Maria, assunta ao céu, cheguemos também nós à glória da ressurreição”.
Este dogma lembra como a Mãe de Jesus Cristo, Maria, recebeu a divina recompensa pelas suas obras, pelos seus sofrimentos, pelas suas virtudes, e principalmente por ser a Imaculada Conceição – fidelidade à aliança – com a glorificação imediata da alma e do corpo, logo após a sua morte foi elevada ao céu. Sempre foi motivo de fé dos cristãos na Igreja que o Corpo da Virgem concebido Imaculado, que foi o berço, onde tomou a sua Carne o Verbo de Deus ao fazer-se Homem, este Corpo da Virgem Maria não podia estar sujeito à corrupção mas devia ser glorificado, isto é, Ressuscitado.
Os Evangelhos falam pouco de Maria, e também ela pouco fala nos Evangelhos, mas o suficiente para cumprir perfeita e obedientemente a vontade de Deus. Enquanto Eva, a primeira mulher, pela desobediência permitiu que o pecado e a morte entrassem na história dos homens, Maria, a nova Eva, a segunda mulher, pela obediência perfeita a Deus permitiu que a salvação entrasse na vida dos homens para a destruição do pecado.

Meditação das leituras

A Palavra de Deus nos convida a acreditar por meio de Jesus Cristo Deus liberta e salva seu povo. Crer, acreditar que Jesus Cristo é o enviado do Pai é um grande desafio, exige de nós sabedoria, desapego. Deus nos oferece um novo maná: Cristo Jesus. Alimentados por ele somos chamados a viver uma Páscoa nova. Chamados a criar uma nova relação de vida e solidariedade, onde nos reconhecemos como irmãos e irmãs, filhos e filhas do mesmo Pai. Iluminados pelo Espírito Santo seremos capazes de perceber a vontade de Deus em nossa vida. Lembremos hoje de nossos irmãos e irmãs de vida consagrada, que eles possam viver com fidelidade os valores evangélicos. (Ernetina Angela Fernades)


PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Enquanto toda Igreja está em festa pela Assunção à glória celeste da Mãe de Deus, dirijamos nossa oração a Deus, irmãos caríssimos.

As.: Ó Maria, nossa mãe, rogai por nós!

1) Maria canta louvores a Deus. Para que todos reconheçamos as grandes obras que Deus realiza em cada um de nós e no mundo, rezemos.
2) Maria é mulher de fé. Para que todos cultivemos a chama da fé recebida no batismo e a conservemos acesa por toda a vida, rezemos.
3) Maria é mãe de Jesus. Para que os religiosos sejam fiéis colaboradores de Jesus Cristo no anúncio do evangelho e na transformação da sociedade, rezemos.
4) Maria reza com os apóstolos. Para que todos tenhamos profundo amor à Palavra de Deus e à vida de oração, rezemos.
5) Maria ajuda sua prima Isabel. Para que os vocacionados encontrem na sua comunidade apoio no processo de discernimento do chamado de Deus para Vida Consagrada, rezemos.

Presidente: Acolhei, Senhor, com bondade a oração da vossa Igreja, que vos manifesta seus pedidos com tanto mais confiança, quanto mais se alegra em contemplar a natureza humana exaltada até o céu, na pessoa de Maria, Mãe do vosso Filho. Por Cristo, nosso Senhor.


MOMENTO PÓS-COMUNHÃO

Animador: Coloquemos nossas Famílias sob a proteção maternal de Nossa Senhora, Mãe de Deus e Mãe da Igreja. Rezemos também, pelos homens e mulheres que se dedicam ao Reino de Deus pela vida consagrada, para que, tendo em Maria um modelo de resposta livre, sejam para a Igreja exemplos  de vida e santidade.


ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

Maria, Mãe elevada ao céu pelos anjos, nós suplicamos a vossa imensa graça, para que sejam atendidas as necessidades que nos afligem neste momento: (...) Pedimos o atendimento destes pedidos,  através de vós, por vosso filho amado, que nos dá a libertação, o amor e a paz para realização, já neste mundo, dos projetos de Deus Pai. Assim como em vossa imagem, colheis e sustentais vossos mantos, colhei a todos nós do meio de nossos problemas e sustentai-nos aconchegados na fé em Deus. Seguros em vossas mãos, poderemos criar as soluções que Deus-Pai nos inspira. Seguros em vossas mãos, saberemos o caminho que Deus-Filho nos mostra. Seguros em vossas mãos, deixaremos circular as soluções que Deus-Espírito nos sopra. Seguros em vossas santas mãos, teremos a nossa própria assunção ao Céu. Glória à vossa Assunção e glória ao dia em que a contemplaremos. Amém!


Concluindo:
·         Convidar um(a) Consagrado(a) para contar sua experiência vocacional e fazer um convite vocacional.

·         Rezemos juntos pelos religiosos e religiosas:

Ó Pai, fazei que muitos homens e mulheres saibam perceber, ainda hoje, a voz convidativa do vosso Filho Jesus: Segue-me! Fazei que encontrem a coragem para deixar as suas famílias, as suas ocupações, as suas esperanças terrenas, e sigam a Cristo, no caminho por Ele traçado. Estendei a vossa mão materna sobre os missionários, dispersos por todo o mundo; sobre os religiosos e as religiosas que assistem os idosos, os doentes, os órfãos, as crianças e que trabalham nas diversas ações pastorais; sobre os membros dos institutos seculares, silenciosos fermentos de boas obras; sobre aqueles que, na clausura, vivem da fé e do amor e imploram a salvação do mundo. Amém.


BÊNÇÃO FINAL

0 comentários:

Postar um comentário

 
;