16 de abril de 2012

CELEBRAÇÃO VOCACIONAL PARA O II DOMINGO DE MAIO DE 2012

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL DA DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU

6º DOMINGO DA PÁSCOA
“AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, ASSIM COMO EU VOS AMEI” (Jo 15,12)
 
Animador(a) - Queridos irmãos e irmãs, cheios de alegria pascal nós os acolhemos para celebrar nossa fé no Cristo Ressuscitado e nossa vida de comunidade. Neste 6º Domingo da Páscoa, especialmente marcado pelo amor de Deus que é o fundamento do amor cristão, Jesus comunica o seu amor e nos diz qual é a verdadeira fonte deste amor: Deus Pai. Nossa realização e felicidade dependem da vivência do amor, da fraternidade, da solidariedade, da partilha e da comunhão com Deus e com os irmãos. Amar é nossa identidade, é nossa vocação de cristãos. Celebramos também a vida das mães, que encontram em Maria modelo de doação, de presença silenciosa e amorosa na vida da família. Alegres, iniciemos nossa celebração cantando.
 

Uma MÃE simbolizando todas a mães acende o Círio Pascal enquanto entoa-se o canto abaixo. Canto: Dentro de mim existe uma luz que me mostre por onde deverei andar minha luz é Jesus e Jesus me conduz pelos caminhos da paz. Que a Luz do Ressuscitado possa conduzir nossas mães na sua missão.
 

Uma Mãe com um coração escrito amor: Neste coração queremos oferecer todas as mães e somos convidados a refletir sobre como vivemos nosso amor? Canto:

A MELHOR ORAÇÃO É AMAR, A MELHOR ORAÇÃO É AMAR.

1. É Jesus quem ensina a melhor oração, a melhor oração é amar.
 

Presidente - É o amor da Trindade que nos reúne como irmãos. Façamos o sinal da nossa fé, cantando.

EM NOME DO PAI, EM NOME DO FILHO, EM NOME DO ESPÍRITO SANTO.

1. Em nome do Pai Criador, em nome do Filho Redentor, em nome do Espírito Consolador, em nome da Trindade, Deus-Amor.

Presidente - O amor do Pai, a luz do Filho e a força do Espírito Santo estejam conosco. BENDITO SEJA DEUS...
 

ATO PENITENCIAL

Presidente - No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos chamados a morrer ao pecado e a ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai e peçamos perdão. (pausa)

Uma Crianças entra com um cartaz escrito o Mandamento: Horar pai e mãe. Queremos pedir perdão pelas vezes que não vivemos o mandamento sendo ingratos com nossos pais. Pedimos  perdão cantando  

Um Jovem entra com um ramo seco: Somos convidas a olhar para este ramos sem vida e pedir perdão pelas vezes que nos afastamos da fonte de vida que é o próprio Cristo. Pedimos Perdão Cantando

Um jovem entra com a vela apagada: Perdão Senhor pelas vezes que não deixamos nos acender de medo de gastar nossa vida em favor do irmão. Pedimos Perdão cantando.

Presidente - Deus, rico em misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos

conduza à vida eterna. AMÉM.

- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...

- Cristo, tende piedade de nós. Cristo...

- Senhor, tende piedade de nós. Senhor...

GLÓRIA

LITURGIA DA PALAVRA

Com: A liturgia deste domingo nos orienta a receber com gratidão o amor com que Deus nos ama primeiro, e em repartir este amor com os nossos irmãos e irmãs. Ouçamos.

1ª Leitura: At  10,25-26.34-35.44-48

Sl 97

O SENHOR FEZ CONHECER A SALVAÇÃO E REVELOU SUA JUSTIÇA ÀS NAÇÕES. (bis)

2ª Leitura: 1 Jo  4,7-10

Evangelho: Jo 15,9-17


HOMILIA (reflexão)

“Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês”, assim nos fala Jesus hoje no evangelho. Isto nos faz lembrar a origem divina de todas a vocações na Igreja. Nós fomos chamados e livremente dizemos sim ao chamado de Deus e assumimos nossa missão na construção do Reino. Ninguém, merece um vocação, nós recebemos de graça de nosso Deus. “Tudo é graça, Deus nos Conduz”. Nossa vocação é manifestação do amor de Deus por nós e tem que ser respondida e vivida com amor, pois “todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus”, De fato, Deus chama todas as pessoas para uma vocação e missão.  (Comentário vocacional da agenda Caminhos 2012/ José Iomilton Lisboa de Oliveira, sdv)
O Evangelho emprega nove vezes a palavra amor. É o amor do Pai pelo Filho e do Filho por nós comunicados pelo Espírito Santo. Isso gera relacionamento fraterno e solidário. Mandamento maior; é uma postura dinâmica da vida no cuidado pelo outro. “Se obedecerem aos mandamentos permanecerão no meu amor”. Cumprir os mandamentos é viver um projeto de vida e de liberdade como o Pai manda. Não é um romantismo, mas um serviço de entrega da vida. É permanecer na alegria plena. É esse amor que cuida do mundo para que ele seja sempre novo. É viver o mais profundo da relação humana, a amizade, para que o amor permaneça, e sejamos atendidos pelo Pai. Mas o amor não pode vir de um lado só. Se Deus tanto nos amou em Cristo, nós também devemos corresponder. Ora, Deus não precisa do nosso amor para si. Ele quer que amemos os seus filhos, nossos irmãos. Jesus nos chama de amigos, mas se queremos ser seus amigos de verdade, devemos observar o que Ele nos pede: “que amemos uns aos outros como Ele nos amou”. Tendo como prática pessoal e comunitária o diálogo, a partilha, o acolhimento, a compreensão, o interesse mútuo, a verdade, as boas obras e ações para a construção da paz verdadeira. Que o Espírito Santo de Deus ilumine nossas comunidades, superando todas as divisões para que prevaleça o amor! (Site: http://www.diocesedecolatina.org.br/adm/pdf/diadosenhor_12.pdf)
 

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente - Na certeza de que Deus nos ouve no seu imenso amor, peçamos com espírito filial:

Atendei, Senhor, nossa prece

- Senhor, iluminai a vossa Igreja para que, conduzida pela ação do Espírito Santo, favoreça sempre o diálogo e a vivência do amor fraterno entre as pessoas. Nós vos pedimos.

- Senhor, fortalecei a nós batizados para que possamos viver os mandamentos e assim sermos promotores dos valores cristãos. Nós vos pedimos.

- Senhor, que possamos acolher tua Palavra que é luz para nosso caminhar, e que orientados pela Tua Palavra possamos vivenciar o mandamento do Amor. Nós vos pedimos.

- Senhor, ajudai-nos para que possamos ir ao encontro das pessoas que estão afastadas de nossa comunidade e que também são capazes de se doar para construir um mundo melhor. Nós vos pedimos.

- Senhor, abençoai as nossas mães geradoras e cuidadoras da vida, rezemos. Nós vos pedimos.

Presidente - Ouvi, Senhor, o vosso povo. Que a vossa graça nos conceda sempre aquilo que não podemos obter pelos nossos méritos. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.

APRESENTAÇÃO DOS DONS (Segue conforme o folheto)

AÇÃO DE GRAÇAS (Pelas Mães, fica a critério de cada comunidade segue algumas sugestões)

 PARA REFLETIR:

"Certa vez perguntaram a uma mãe qual era seu filho preferido, aquele que ela mais amava. E ela, deixando entrever um sorriso, respondeu:
“Nada é mais volúvel que um coração de mãe. E, como mãe, lhe respondo: o filho predileto, aquele a quem me dedico de corpo e alma, é o meu filho doente, até que sare.
O que partiu, até que volte.
O que está cansado, até que descanse.
O que está com fome, até que se alimente.
O que está com sede, até que beba.
O que está estudando, até que aprenda.
O que está nu, até que se vista.
O que não trabalha, até que se empregue.
O que namora, até que se case.
O que se casa, até que conviva.
O que é pai, até que os crie.
O que prometeu, até que se cumpra.
O que deve, até que pague.
O que chora, até que cale.
E já com o semblante bem distante daquele sorriso, completou: O que já me deixou, até que o reencontre.
(autor desconhecido) (fonte dos textos entre aspas: http://www.loreto.org.br)

Ou

Obrigado, ó Deus, pela mãe que me deste!
sua presença serena inspira-me confiança; seu serviço constante ensina-me a amar; sua vivência simples desperta-me para a fé; seu olhar profundo inspira-me bondade; sua ternura leva-me a acolher; seu semblante tranqüilo fala-me do teu rosto materno, ó Deus!
Neste dia a ela dedicado o Universo inteiro canta, Senhor, as maravilhas que operaste nesta criatura tão bonita: Obra prima de tuas mãos.
Acompanha Senhor, minha mãe nas alegrias e nas lágrimas, nos trabalhos e nas preocupações.
E, quando suas forças diminuírem e a idade avançar, que redobre a minha ternura para que a solidão não a possa alcançar.
Abençoa, ó Deus, minha mãe! Abençoa também todas as mães!

Benção (Pedir para que as mães venham perto do altar para receber a benção solene)

Mãe é aquela que nos deu a vida, que cuidou de nós, que nos gerou por nove meses no ventre, por isso essa grande importância que cada uma de vocês tem para nós.
Uma das maiores expressões de amor para nós católicos é a presença de mãe da Virgem Maria. Quero pedir que Ela, que é a mãe de Deus, aquela que soube na alegria e no sofrimento ser fiel a Ele, possa ajudar as mães a fim de que elas sejam fiéis a Deus assim como Ele foi, permanecendo sempre na presença d’Ele, nas alegrias e nos momentos difíceis.

- Que o Senhor nos dê um coração generoso e capaz de amar. AMÉM.
- Que Jesus Cristo seja sempre nossa fonte de comunhão com o Pai. AMÉM.
- Que o Espírito Santo fortaleça e ilumine nossa caminhada. AMÉM.
- Abençoe-nos o Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
- Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe na vivência do amor. GRAÇAS A DEUS. ALELUIA!

0 comentários:

Postar um comentário

 
;