18 de outubro de 2011

2º ENCONTRO DE PREPARAÇÃO PARA O DNJ

História da celebração do Dia Nacional da Juventude

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE
DIA 30 DE OUTUBRO DE 2011
PORTO MEIRA, FOZ DO IGUAÇU

TEMA: JUVENTUDE E PROTAGONISMO FEMININO
LEMA: JOVENS MULHERES TECENDO RELAÇÕES DE VIDA

Organização: Vicariato para a Juventude – Diocese de Foz do Iguaçu
Informações: Paróquia Divino Espirito Santo e Nossa Senhora Aparecida (35271058)
Material à disposição: savfozdoiguacu.blogspot.com

Objetivo do encontro
Refletir a caminhada da juventude a partir dos DNJ’s, ou seja, os dias em que toda nossa juventude celebra as suas lutas e conquistas.

Justificativa
Refletirmos sobre a caminhada da juventude querendo fazer memória de todos os jovens que construíram a história, querendo buscar nessa história força e exemplo para continuarmos construindo a nossa. Por isso, juntos, vamos neste ano celebrar o protagonismo feminino, pelo qual as mulheres exercem um papel fundamental na sociedade e na Igreja.
                         
Cenário
Bíblia, vela, flores, cartazes dos DNJ’s, dispor o grupo em círculo, fotos de mulheres exercendo seu papel na sociedade, na igreja e na família (podem ser mulheres que atuam no nosso meio).
Música de acolhida: Momento Novo. (anexo 1)

Oração
O animador convida os integrantes do grupo a fazerem memória dos DNJ’s em que os integrantes participaram e que estes partilhem os resultados e as experiências vividas, procurando destacar também quais as expectativas que estes possuíam antes de participar do DNJ, fazendo com que aqueles que não participaram ainda, sintam-se motivados a participar. Em seguida se destaquem as novas expectativas para o DNJ desse ano.

Sugestão de leitura: Salmo 133
Sugestão de musica: Maria, Maria – Milton Nascimento (anexo 2)

Fato da vida: Zilda Arns Neumann (Forquilhinha, 25 de agosto de 1934Porto Príncipe, 12 de janeiro de 2010) foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira. Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo desen-volvido desde a sua fundação. Formada em medicina pela UFPR, aprofundou-se em saúde pública, pediatria e sanitarismo, visando a salvar crianças pobres da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência em seu contexto familiar e comunitário. Compreendendo que a educação revelou-se a melhor forma de combater a maior parte das doenças de fácil prevenção e a marginalidade das crianças, para otimizar a sua ação, desenvolveu uma metodologia própria de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres, baseando-se no milagre bíblico da multiplicação dos dois peixes e cinco pães que saciaram cinco mil pessoas, como narra o Evangelho de São João (Jo 6:1-15).
Para multiplicar o saber e a solidariedade, foram criados três instrumentos, utilizados a cada mês:
  • Visita domiciliar às famílias
  • Dia do Peso, também chamado de Dia da Celebração da Vida
  • Reunião Mensal para Avaliação e Reflexão
Dividia seu tempo entre os compromissos como coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e a participação como representante titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, e como membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).
(...) Sabemos que a força propulsora da transformação social está na prática do maior de todos os mandamentos da Lei de Deus: o Amor, expressado na solidariedade fraterna, capaz de mover montanhas. "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena, prioritariamente daqueles que mais necessitam. Somar esforços para alcançar os objetivos, servir com humildade e misericórdia, sem perder a própria identidade.
Cremos que esta transformação social exige um investimento máximo de esforços para o desenvolvimento integral das crianças. Este desenvolvimento começa quando a criança se encontra ainda no ventre sagrado da sua mãe. As crianças, quando estão bem cuidadas, são sementes de paz e esperança. Não existe ser humano mais perfeito, mais justo, mais solidário e sem preconceitos que as crianças.
Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los.
Trechos do último discurso Zilda Arns

Leitura bíblica: Est 5, 1b-2; 7, 2b-3
Leitura do Livro de Ester:
1bEster revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada.2Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro.7,2bEntão, o rei lhe disse: “O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida”.3Ester respondeu-lhe: “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida — eis o meu pedido! — e a vida do meu povo — eis o meu desejo!”
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.

Comentário: O livro de Ester é a mais popular das novelas do Antigo Testamento, destaca-se por apresentar uma espiritualidade que mantém-se as suas raízes, cultura e fé. Ester é judia, ela conquista o coração do violento rei mediante sua graciosidade e feminilidade. Ao se tornar rainha, intercede por seu povo, que havia sido condenado ao extermínio e o salva.
Ester conquista definitivamente o rei: “Qual é o seu pedido? Darei a você até a metade do meu reino”. O pedido da rainha supera a expectativa do rei, não pelo que esse pedido pudesse custar em termos de bens, mas pelo desejo de viver e de fazer viver o seu povo: “Se o senhor quiser fazer-me um favor, se lhe parecer bem, o meu pedido é que me conceda a vida, o meu desejo é a vida do meu povo”.

Questões:
1 – O que há em comum entre a mulher do fato da vida e do texto bíblico?
2 – Quais outras mulheres que são famosas pelo seu comprometimento pela luta da igualdade?
3 – Apresente ao grupo um modelo de mulher do nosso meio? O que ela faz para que você siga o modelo dela?

Oração final: Magníficat Lc 1, 46-55. Ou cântico de Maria. (anexo 3)

Anexo 1:
Momento novo
1. Deus chama a gente pra um momento novo, de caminhar junto com o Seu povo.
É hora de transformar o que não dá mais, Sozinho, isolado, ninguém é capaz.
Por isso vem entra na roda com a gente também, você é muito importante.
2. Não é possível crer que tudo é fácil, Há muita força que produz a morte.
Gerando dor, tristeza e desolação.É necessário unir o cordão.
3. A força que hoje faz brotar a vida, habita em nós pela sua graça.
É ele quem nos convida pra trabalhar, o amor repartir e as forças juntar.

Anexo 2

Maria, Maria

Milton Nascimento

Maria, Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece
Viver e amar
Como outra qualquer
Do planeta
Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que rí
Quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta
Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria
Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida....
Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria...
Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida....

Anexo 3

O Canto De Maria Ao Povo

Padre Zezinho

Minh'alma dá glórias ao Senhor
Meu coração bate alegre e feliz
Olhou para mim com tanto amor
Que me escolheu, me elegeu e me quis.
E de hoje em diante eu já posso prever,
Todos os povos vão me bendizer
O Poderoso lembrou-se de mim, Santo é seu nome sem fim
O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz
Maria carrega o Salvador porque Deus faz, sempre cumpre o que
diz
E quando os povos aceitam lei passa de pai para filho seu dom
Das gerações Ele é mais do que rei, ele é Deus pai, ele é bom

0 comentários:

Postar um comentário

 
;