26 de outubro de 2011

CELEBRAÇÃO VOCACIONAL 2º DOM DE NOVEMBRO

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL DA DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU
CELEBRAÇÃO VOCACIONAL PARA O II DOMINGO DO MÊS DE NOVEMBRO-2011
33o DOMINGO DO TEMPO COMUM
TEMA: VOCAÇÃO, CHAMADO A SANTIDADE
OBS. Esta é apenas uma sugestão que deve ser adaptada à realidade cada comunidade. É um esforço da Pastoral Vocacional de nossa Diocese para que todas as comunidades possam rezar pelas vocações, de modo especial as de nossa Diocese.

Ritos Iniciais

(Sugestão de Símbolos: Imagem do Santo Padroeiro da Paróquia ou Capela e figuras de Santos que marcaram a história da Igreja, trazidos na procissão de entrada por crianças vestidas como anjos, seguido da moldura com a oração vocacional também trazida por uma criança. Posteriormente, ainda na procissão inicial, entrar um leigo de cada pastoral e movimento, (com uma placa ou cartaz definindo qual pastoral ou movimento) representando a vida de santidade que é praticada por aqueles que no dia-dia se doa pela Igreja nos mais variados serviços; A oração vocacional que está no final pode ser projetada ou feito cópias para a assembléia)

Com: Amigos e Amigas sejam todos Bem Vindos! Com alegria nos reunimos para celebrar o 33o Domingo do Tempo comum. Semana passada celebrávamos a Festa de Todos os Santos, e neste mês de Novembro, o Calendário Litúrgico nos trás várias comemorações de Santos e Mártires que deram testemunho de Cristo no mundo.
Por isso neste 2o Domingo do mês de Novembro, nossa celebração vocacional tem como tema: Vocação: Chamado a Santidade. Os Santos e Mártires que deram testemunho de Cristo nos ensinam como responder verdadeiramente SIM ao chamado de Cristo. Também hoje, em nossas comunidades, muitas pessoas: crianças, adolescentes, jovens, pais e mães, solteiros ou casados, sacerdotes, religiosos e religiosas, santificam a Igreja pelo seu testemunho e doação.
Viver a vocação é buscar a Santidade a cada dia. Confiantes que Cristo caminha conosco, vamos pois, a exemplo dos Santos, disponibilizar nossos talentos para que se multiplique em nossa Igreja os operários para a messe do Senhor. Cantemos (Canto: Quando chamastes os doze primeiros...)

 Ato Penitencial: Quando enterramos nossos talentos deixamos o pecado sufocar nossa vocação. Comprometidos com o Reino da Vida e buscando sempre viver a Santidade querida por Jesus, imploremos a misericórdia de Deus.

(Canto: Perdão Senhor, tantos erros cometi...)

Presidente: Deus Pai de misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza a vida eterna. Amém.

Hino de Louvor: Por conta o presidente (cantado: Glória, glória anjos no céu)

Liturgia da palavra
Com:. Deus nos chamou a vida e nos cumulou de dons para o serviço do seu Reino. Para alcançarmos a santidade precisamos por estes dons, nossos talentos, a serviço do próximo, assim o fruto da santidade se multiplica na Igreja e no mundo. Com desprendimento e sobriedade multipliquemos nossas obras de santidade, vivendo nossa vocação como filhos da luz amados por Deus.  Ouçamos:

Leitura (Pr 31,10-13.19-20.30-31)
Salmo 127 (128)
Leitura (1Ts 5,1-6)
Aclamação ao Evangelho (Canto: Palavra de Salvação)
Evangelho: (Mt 25, 14-30 ou 25, 14-15.19-21)

Homilia ....

Preces
Presidente: “Eu sou o Senhor que vos tirou do Egito para ser o vosso Deus. Sereis santos porque Eu sou Santo” (Lv 1,44-45). O desígnio de Deus é claro: uma vez que fomos criados à sua imagem e semelhança (Gn 1,26), e Ele é Santo, nós, obedientes a Ele, queremos ser santos também. Rezemos Juntos:

R - Todos: Senhor, tornai-nos vocacionados santos para o realizarmos a justiça do Vosso Reino.
1.      Contra todo o pecado que nos leva a enterrar nossos talentos. Rezemos:
2.      Diante das injustiças que ferem a dignidade humana. Rezemos:
3.      Perante o comodismo e a indiferença para com a necessidade do próximo. Rezemos:
4.      Diante do ódio e da ganância de gera guerras e morte colocando os valores matérias e ideológicos acima do valor da vida. Rezemos:
5.      Perante a falta de apoio e motivação aqueles jovens que sonham com um mundo justo contrariando a lógica de consumo que nos é imposta. Rezemos:

Liturgia Eucarística (Apresentação das oferendas)
Com: Bendigamos ao Senhor pelo dons que nos concede. Essa vida a nós doada queremos dispor no serviço a sua Igreja. (Canto: Bendito, bendito, bendito seja Deus para sempre)

Santo (cantado)

ORAÇÃO EUCARÍSTICA

 Rezemos pelas vocações  (fazer cópias ou projetar)
Jesus, Filho de Deus, em quem habita toda a plenitude da divindade, Vós chamais todos os batizados a a percorrerem o caminho da santidade. Despertai no coração dos jovens o desejo de serem no mundo de hoje testemunhas da força do Vosso amor. Enchei-os do Vosso Espírito de fortaleza e de prudência para que sejam capazes descobrir a verdade plena sobre si e sobre a sua própria vocação. Ó nosso Salvador, enviado pelo Pai para nos revelar o seu amor misericordioso, concedei à vossa Igreja o dom de jovens prontos a fazerem-se ao largo para serem entre os irmãos uma manifestação da Vossa presença salvífica e renovadora. Virgem Santa, Mãe do Redentor, guia segura no caminho para Deus e para o próximo, Vós que guardastes as suas palavras no íntimo do coração, protegei com a Vossa intercessão materna as famílias e as comunidades eclesiais, para que estas saibam ajudar os adolescentes e os jovens a responder com generosidade ao chamamento do Senhor. Amém.

Benção Final

0 comentários:

Postar um comentário

 
;