7 de fevereiro de 2013

CELEBRAÇÃO VOCACIONAL - FEVEREIRO




Celebração Vocacional
DOMINGO 10 de Fevereiro
V Domingo do Tempo Comum

Esta sugestão que pode ser adaptada à realidade de cada comunidade. É um esforço da Pastoral Vocacional de nossa Diocese para que todas as comunidades possam rezar pelas vocações, de modo especial as de nossa Diocese.

Sugestão para o ambiente: rede, sandálias, barco – Uma faixa com a frase: “Aqui estou Envia-me”!

Anim: Queridos irmãos e irmãs! Sejam todos bem-vindos. Reunidos para celebrar a eucaristia, queremos fazer a experiência da misericórdia e da santidade de Deus.
            Somos desafiados a lançar as redes em águas mais profundas, ir além da simples participação na celebração, é assumir o nosso batismo; Ser Cristão; que é estar com Jesus, escutá-lo, reconhece-lo é deixar tudo e segui-lo. Fé discipulado e conversão constituem a riqueza do chamado e o modo de vivermos a nossa identidade de profetas pela graça do Batismo.  Em nossa diocese vivemos um momento histórico recebendo a cruz peregrina com o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, laçados pelo papa João Paulo II em 1985. Hoje, você é convidado a se comprometer com a missão de Jesus. Iniciemos a celebração cantando.
Ato Penitencial
Presidente: Pela graça do Batismo iniciamos o caminho do discipulado. Por nossas limitações fechamos nossos ouvidos à voz de Deus. Aquele que nos chama nos quer fraternos e solidários.
(entra um jovem com a bíblia fechada e segura até o terminar canto penitencial. O mesmo irá abri-la quando iniciar o Hino de Louvor).
Anim: Contemplemos a bíblia fechada peçamos perdão pelas vezes em que nos omitimos no serviço do reino não anunciando a Palavra de Deus. Pedindo a misericórdia de Deus, cantemos...

Hino de louvor (no início do canto o Jovem abre a Bíblia e a mantém aberta até seu término).


OREMOS.

Liturgia da Palavra
Anim: Acolhamos a Palavra de Deus a qual nos motiva a dar resposta à fé: Aqui estou envia-me!. Ela nos dá forças para viver na graça divina, sem medo na missão de anunciar o evangelho. Diante de Deus o profeta sente sua limitação, mas Deus o purifica e o livra do pecado. Jesus ensina as multidões e confia esta missão a Pedro e á Igreja. O cristão deve crer nesta verdade e confiar na graça de Deus.
1ª leitura: Isaias 6,1-2a.3-8
Sl 137 (138)
2ª Leitura: 1cor(15,3-8.11)
Evangelho: Lucas 5,1-11

Subsídio para reflexão
1ª Leitura: Isaías mostra que o centro de qualquer vocação profética está na experiência que a pessoa faz de Deus. Só a partir dessa experiência que reconhece a grandeza do mistério de sua vocação - profecia.  Assim, a segurança com que o profeta se sente porta-voz de Deus, provém do reconhecimento de que Deus é o único e absoluto. A vocação de Isaías propõe o tema de nossa vocação. Todo batizado é chamado a dar testemunho de Deus e de sua mensagem de salvação, também num mundo hostil, firmado na palavra de Cristo: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo...” (Mt 10, 28). Para Isaías, descobrir a santidade de Deus e sua glória universal torna-se a base de uma vocação. Isaías fala da “santidade e glória” de Deus. Por isso, sua mensagem é sempre mensagem de “conversão”, de entrega à vontade de Deus, de colaboração em sua obra. Ver a Deus é “irradiá-lo” como calor e luz.
2ª Leitura: São Paulo deixa claro: A certeza da fé cristã se baseia num fato: a ressurreição de Jesus Cristo. E isto é, confirmado pela Igreja através doas testemunhas que viram Cristo Ressuscitado.   Cristo Ressuscitado é o Fundamento de nossa fé.
Evangelho: Jesus chama seus primeiros discípulos, mostrando-lhes qual a missão reservada a eles: fazer que os homens participem da libertação trazida por Jesus e que só pode realizar-se no seguimento dele, mediante a união com ele e sua missão. “ Vinde, após mim, eu vos farei pescadores de homens!” O convite ao seguimento é exigente: é preciso “deixar tudo”, para que nada impeça o discípulo de anunciar a Boa Notícia do Reino. A cena da pesca milagrosa ilustra a vida missionária dos discípulos do Reino. Tudo começou com o encontro com Jesus. Seguido pelas multidões ansiosas para ouvir a Palavra de Deus, Jesus pediu a Simão: levá-lo em sua barca um pouco para dentro do lago de Genesaré, não muito longe da margem, para que pudesse falar às multidões. Seu pedido foi prontamente atendido. Quando concluiu a pregação, deu a Simão uma ordem inesperada: conduzir o barco para águas mais profundas e lançar a rede. Simão tinha trabalhado, em vão, toda a noite, mas por obediência à ordem de Jesus, lançou novamente a rede. E disto resultou uma pesca espetacular. Entretanto, o fato mais notável foi Simão ter tido a chance de reconhecer Jesus como Messias. Simão reconheceu em Jesus a manifestação da divindade. E Jesus exortou-o a não ter medo, pois sua vida havia sido transformada. Doravante, teria outra preocupação, não mais com peixes, mas com pessoas humanas. Simão aceitou a tarefa de ser pescador de gente, e pôs a seguir Jesus. Começava para ele uma nova vida. O centro desta narrativa é o anúncio de Jesus e a escolha de seus colaboradores. Jesus chama os discípulos como cooperadores na sua missão. Eles, põem-se a seguir Jesus. O sucesso da missão implica no abandono e na docilidade à palavra de Jesus.
Creio
Preces
T. Pastor do rebanho e pastor da Vinha,  atendei a nossa prece.
1. Pela Igreja, para que em atenção à palavra do senhor, não se canse de lançar as redes em águas mais profundas, pedimos.
T. Pastor do rebanho e pastor da Vinha,  atendei a nossa prece.
2. Pelo papa, e os ministros ordenados, para que possam cumprir a missão de promover a vida dos pobres, pedimos.
T. Pastor do rebanho e pastor da Vinha, atendei a nossa prece.
3. Pelos que estão a serviço da saúde, médicos enfermeiros e cuidadores de doentes para que, por sua ação e serviço, se difunda sobre a terra, pedimos.
T. Pastor do rebanho e pastor da Vinha,  atendei a nossa prece.
4. Pelos enfermos nos hospitais e em seus lares, para que a mãe da misericórdia, Nossa Senhora  de Lourdes, os ampare na dor e os conforte, pedimos.
4. Por todos os anunciadores da palavra de Deus, tenham coragem de lançar em águas mais profundas e assim, possam exercer a sua missão de profetas onde se encontram, pedimos. 
T. Pastor do rebanho e pastor da Vinha,  atendei a nossa prece.
5. Pelos jovens, e nossa diocese que no dia 5 e 6 tiveram a experiência  com Jesus no encontro com a Cruz da jornada mundial ,não tenham medo de responder a Jesus que Chama e Envia, pedimos.
T. Pastor do rebanho e pastor da Vinha,  atendei a nossa prece.
Presidente: Ó Deus Fortalecei a nossa liberdade, a fim de que saibamos estar atentos ao osos chamado. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Ass. Amém

Apresentação das oferendas
Anim: A nossa missão profética, como a de Jesus, passa pela entrega livre e obediente à vontade do Pai, pela fidelidade à vocação a que nos chamou. Ofertamos nossa vida, as dores, alegrias e esperanças, ofertamos cantando.
Santo (cantado)
Liturgia eucarística
Oremos...
Pai Nosso ( á escolha)
Cordeiro
Comunhão:
Oração pelas vocações (Antes da Bênção Final)
Jesus, Mestre Divino. Que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem as pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém

Benção final


0 comentários:

Postar um comentário

 
;