20 de setembro de 2012

Tema de Estudo para animadores Vocacionais - Mes de setembro

Bíblia: coleção de livros onde Deus se revela a humanidade

Por: Pe. Renato Schneider SdC
Animador vocacional

Queridos(as) leitores(as)
O mês de setembro a Igreja dedica uma atenção especial a Sagrada Escritura, porque neste mês, mais precisamente no dia 30, celebra-se a memória de São Jerônimo que viveu de 347 a 419. Seus últimos 30 anos de vida, viveu em Belém, numa gruta ao lado onde Jesus nasceu e ali dedicou-se ao estudo da Bíblia e fez a tradução da língua original Hebraica, Aramaica e Grega  para o Latim, tornando-a conhecida no mundo todo.
A Bíblia é uma palavra Grega que significa livros. Ela não é um livro, mas uma coleção de livros, uma verdadeira biblioteca. Aí encontramos a história de pessoas que tiveram um encontro com Deus e com sua ação. Encontro realizado através da vida e da história. A Bíblia tem, portanto, dois pontos fundamentais: mostra quem é Deus e mostra quem são os homens.
Na Bíblia está o drama da vida do homem, tanto o de ontem como o de hoje. É como se fosse um grande espelho, onde podemos  ver e reconhecer nossa face, as situações que vivemos, as estruturas que nos envolvem, os acontecimentos que nos libertam ou nos aprisionam. A Bíblia é, portanto, a nossa história. Mostra o que podemos encontrar, se aprendemos a ler, na vida e nos acontecimentos, o sim ou o não com que o homem pode responder a Deus e ao seu projeto.


“TUA PALAVRA É VIDA SENHOR”
“A quem nós iremos, Senhor?  Só Tu tens palavras de vida. eterna.” (Jo 6,68)

Em atitude de interiorização, silenciar para ouvir Deus.
Rezando e fazendo a leitura orante da Bíblia...

1 - Faça-se em mim segundo a tua Palavra.
Ao iniciar a Leitura Orante da Bíblia, você não vai estudar; não vai ler a Bíblia para aumentar conhecimentos nem preparar algum trabalho apostólico; não vai ler para ter experiências extraordinárias. Vai ler a Palavra de Deus para escutar o que Deus lhe tem a dizer, para conhecer a Sua Vontade e viver melhor o Evangelho de Jesus Cristo. Em você devem estar a pobreza e a disposição que o velho Eli recomendou a Samuel: "Fala, Senhor, que teu servo escuta!"(1Sm3,10). Deve estar a mesma atitude obediente de Maria: "Faça-se em mim segundo a tua Palavra"(Lc 1,38).
 

2 - Passos da leitura Orante:
1° Passo: -Leitura lenta e atenta ao texto
2° Passo: MEDITAÇÃO
3° Momento de silêncio interior, lembrar o que leu..
4° Passo: ORAÇÃO
5° Ver bem o sentido de cada frase
6° Passo: CONTEMPLAÇÃO
 

3- Atualizar e ruminar a palavra, ligando-a com a vida
A leitura atenta e proveitosa da Bíblia deve estar marcada, do começo ao fim, por uma atitude interpretativa que tem três passos básicos: Leitura, Meditação e Oração. Estes três aspectos sempre formaram a espinha dorsal da Vida Religiosa, culminando na Contemplação:

4- Ampliar a visão, ligar o texto com outros textos bíblicos Atualizar a Palavra
Ex 3, 1-15; Jo 15, 1-17; Jo 10,1-21; Lc 5 , 1-11 ; Sl 138;

Aproveitemos esse momento para rezar e fazer os passos da leitura orante:
Saborear, desde já, algo do amor de Deus que supera todas as coisas;
mostrar pela vida que o amor de Deus se revela no amor ao próximo;
dizer sempre: "faça-se em mim segundo a tua Palavra"(Lc 1,38)
contemplação é: ter nos olhos algo da "sabedoria que leva à salvação"(2Ts 3,15);
começar a ver o mundo e a vida com os olhos dos pobres, com os olhos de Deus;
assumir a própria pobreza e eliminar do seu modo de pensar aquilo que vem dos poderosos;

A Igreja mais uma vez nos convida, em modo especial  neste mês da Bíblia, a colocar no centro de nossa vida cristã e religiosa a Palavra de Deus. O Santo Padre, com a Exortação apostólica Verbum Domini, nos dá pistas claras para que toda a Igreja seja imbuída pela Palavra de salvação que o mesmo Jesus Cristo.
A Verbum Domini nos deixou pelos menos três coisas para re-valorizar a Palavra de Deus na vida da Igreja:

1.) Que a Palavra de Deus seja cada vez mais o coração de toda a atividade eclesial;
2.) Que a Escritura seja lida e interpretada com os métodos oferecidos pela ciência, porém à luz da fé, vivida e celebrada na Igreja, para encontrar a Palavra de Deus, Jesus Cristo.
3.) Que se viva e pratique a escuta e o serviço da Palavra de Deus na vida cotidiana da Igreja para ajudar os fiéis e toda a humanidade a encontrar a Deus através de Jesus Cristo, e assim fazer florescer uma nova humanidade.

A Verbum Domini identifica a Igreja como Casa da Palavra e a Liturgia como seu âmbito privilegiado (nº. 52)
O Pe. Antônio Geraldo Fidalgo (CSsr), resume assim toda a Verbum Domini: "Redescobrir a centralidade da Palavra de Deus na vida pessoal e na vida da Igreja, e a urgência e a alegria de anunciá-la como testemunhas convictas e credíveis de Jesus Cristo para que floresça uma nova humanidade".
A CNBB, no documento 97 que deve nortear a vida da Igreja no Brasil pelos próximos anos,
também nos empenha a colocar a Palavra de Deus para animar toda a vida pastoral da Igreja.
Na apresentação do Documento DISCÍPULOS E SERVIDORES DA PALAVRA DE DEUS
NA MISSÃO DA IGREJA, Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB, afirma:
"A presença de Jesus entre nós é a presença da Palavra do Pai na Galileia de nossa humanidade. N´Ele, Deus tornou-se audível e visível!"... "Ele-palavra nos desvela todas as palavras! N´Ele, agora, podemos ler e reler as Escrituras e todas as realidades"... "A Palavra de Deus não são meras palavras. A Palavra é uma pessoa que fala e fala a outra pessoa". São Jerônimo afirma: "Sendo a carne do Senhor verdadeiro alimento e o seu sangue verdadeira bebida, o nosso único bem é comer a sua carne e beber o seu sangue, não apenas no mistério eucarístico, mas também na leitura da Escritura" (São Jerônimo, carta 53 a Paulina). Somos alimentados e iluminados pela Palavra de Deus com a leitura pessoal, em família, na ação litúrgica, em Comunidade. “Ele-palavra nos desvela todas as palavras!  N´Ele, agora, podemos ler e reler as Escrituras e todas as realidades" "Alimentar-se da Palavra é o primeiro e fundamental dever da Igreja. De fato, se o anúncio do Evangelho constitui sua razão de ser e a sua missão, é indispensável que a Igreja conheça e viva aquilo que anuncia" (Bento XVI, homilia na abertura do Sínodo, no dia 05 de outubro

Nós recebemos a Palavra, o Livro! Somos convidados a desenrolar o Livro e ler o Livro:
"Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras" (At 12,24).
Desenrolar como perscrutar, ler e reler, meditar, guardar, duvidar, pesquisar, dialogar, discutir,
querer entender, até cair na graça de crer; de crer, não de saber, mas de sabedoria.
A CLAR e a CRB nacional, em sintonia com a Igreja, também através de suas diretrizes e de
seus documentos insiste a respeito da Palavra de Deus. E editou "Ciclo de retiros da CLAR", totalmente baseado sobre a Palavra de Deus. A CRB já preparou três livrinhos para que os religiosos façam a Lectio Divina cujo título é "Seguir Jesus" - Leitura Orante do Novo Testamento.

Uma vida religiosa místico-profética a serviço da vida. Em sintonia com toda a Igreja, pede que: "acolhendo o convite do Papa: 'na vida consagrada a Lectio Divina deve ocupar um lugar central logo após a Liturgia das Horas e a Liturgia eucarística'" (VC nº 45); por isso valorizem:

a) "A prática da Lectio Divina como instrumento e metodologia concreta que consente manter- se, não só pessoalmente, mas também comunitariamente, na condição de discípulos que seguem o Senhor e por Ele se deixam continuamente educar e conduzir ao longo da vida".
b) “Na vida consagrada a Lectio Divina deve ocupar um lugar central logo após a Liturgia das Horas e a Liturgia eucarística” A chave para descobrir a Palavra de Deus na vida é esta: "alimentar em nós os mesmos sentimentos que animavam Jesus" (Fl 2,5); buscar uma profunda experiência de Deus e, ao mesmo tempo, como Jesus e como Servo, estar muito próximo do povo, sempre atentos aos problemas das pessoas pobres, desanimadas, abandonadas, doentes, marginalizadas ou de qualquer modo sofredoras.

São Luís Guanella aprendeu a ser sensível, misericordioso, bondoso, solidário em relação a todo tipo de pobre, exatamente porque meditou e contemplou em profundidade a Palavra de

Deus e alimentou em si os mesmos sentimentos de Cristo. Confiança na Providência, Competência, Transparência, Espírito de Família, Inovação Criativa, Valorização Integral do Ser Humano, Caridade Solidária...

0 comentários:

Postar um comentário

 
;