20 de setembro de 2012

Subsídios de preparação para 5ª Romaria


5ª Romaria Vocacional da Diocese de Foz do Iguaçu
Serranópolis do Iguaçu, 21 de outubro de 2012


TEMA: JUVENTUDE E VIDA
LEMA: QUE VIDA VALE A PENA SER VIVIDA?

SUBSÍDIOS DE PREPARAÇÃO DOS GRUPOS DE ADOLESCENTES E JOVENS

TEMA:
Vivência da vocação na comunidade...características da vocação leiga


Preparação do ambiente: preparar um lugar para colocar a Bíblia ao centro, uma cruz, uma vela acesa para simbolizar a Fé, uma vasilha com água para lembrar o Batismo e um pão que lembra a partilha e um pouco de sal e fermento que lembra missão.
OBS.: Esta é uma sugestão que deverá ser adaptada à realidade de cada grupo que se prepara para participar da 5ª Romaria Vocacional.
 
Acolhida: Irmãos e irmãs bem vindos ao nosso encontro em preparação à 5ª Romaria Vocacional!
Este encontro promove a nossa unidade, faz crescer nossa amizade e fortalece a nossa fé.
Para darmos início a este momento de oração vamos acolher entre nós a Bíblia, este livro que é para nós a Palavra de Deus; vamos receber uma vasilha com água, lembrando nosso batismo; recebamos também a vela acesa que significa a Fé, que dá sentido às nossas vidas.  O sal e o fermento que trazem presente a nossa missão; e finalmente o pão, sinal da partilha e unidade dos cristãos. Enquanto acontece este momento cantemos.
 
Canto: “Pelo Batismo recebi uma missão vou trabalhar pelo reino do Senhor,/ vou anunciar o Evangelho para os povos/ vou ser Profeta, Sacerdote, Rei, Pastor, / vou anunciar a Boa-nova de Jesus/ como profeta recebi esta missão, /  onde for serei fermento, sal e luz/ levando a todos a mensagem de cristão.
1. O Evangelho não pode ficar parado/ vou anunciá-lo esta é minha obrigação, /  a messe é grande e precisa de operários/ vou cooperar na evangelização, /  sou mensageiro enviado do Senhor/ onde houver trevas irei levar a luz, / também direi a todos que Deus é Pai/ anunciando a mensagem de Jesus.
 
Animador: O tema do nosso encontro de hoje é a vivência do batizado, da batizada na vida da comunidade, ou seja, a vocação do leigo e leiga na vida da Igreja. No Batismo somos introduzidos nos Mistério da Santíssima Trindade participando plenamente da obra salvífica do Pai, da obra redentora do Filho e da obra santificante do Espírito Santo, pela vivência na Igreja. Por isso agora vamos traçar em nós o Sinal da Cruz e assim reafirmarmos a nossa fé:
Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Leitor 1:  Como membro do povo de Deus, o leigo é chamado a ser fermento de santidade, testemunhando as riquezas de seu Batismo e Confirmação. Ele traz ao conjunto da Igreja a sua experiência de participação nos problemas, desafios e urgências do seu mundo secular, das pessoas, grupos sociais e povos.
Leitor 2: Ser leigo ou leiga é também uma vocação.  Corresponde a um convite a estar no mundo e testemunhar em meio aos desafios da sociedade atual a adesão a Jesus Cristo.  É viver no mundo sem ser do mundo. É ser um sinal de luz, um sabor diferente em meio ao que é insosso.  É poder dar respostas a um mundo vazio de sentido e significados.
Leitor 3: Essa vocação tão especial: é a vocação de ser filho e filha de Deus, fiel participante de Sua Igreja e marco de Seu amor pela humanidade.
Animador(a): Para bem entendermos vejamos o significado da palavra leigo;
Leitor 4: A palavra portuguesa leigo é proveniente do grego laikós que provém da palavra laos cujo significado é massa, ou seja, multidão, agregado social, aglomeração de gente. A isto acrescenta-se uma conotação bastante pejorativa. No grego clássico, o sentido do termo não é somente multidão, de povo, mas insinua-se que esse povo não é qualificado, é inferior, por isso distinto de seus chefes. Essa visão bastante negativa é confirmada pelas traduções latinas ou pelos sinônimos empregados para expressar o significado de laikós. Entre outras expressões encontramos: "idiota", "iletrado", "secular", "plebe".
Leitor 1: Assim os próprios cristãos leigos e leigas foram se imaginando "idiotas", estranhos e, consequentemente, comportando-se como tais. Por causa disso, ainda hoje, a maioria deles vive nesse estilo e nessa condição dentro da Igreja. Diante dessa situação, a teologia da vocação, traduzida em prática pela Pastoral Vocacional, deve contribuir para a superação desse inconsciente coletivo que tanto mal tem feito à comunidade cristã.
Leitor 2: Graças ao Concílio Vaticano II, essa compreensão foi superada com um grande esforço de todos para recuperar a originalidade perdida. Assim, na Constituição Dogmática sobre a Igreja "Luz dos povos" (Lumen Gentium), antes de falar da hierarquia (cap. III) e dos leigos (cap. IV), fala do povo de Deus (cap. II). É a Igreja na sua totalidade, naquilo que é comum a todos os membros. Aí o concílio superou a distância entre hierarquia e laicato, e a desigualdade tão perniciosa.
 
Leitor 3: A noção de povo de Deus exprime a profunda unidade, a comum dignidade e fundamental habilitação de todos os membros da Igreja à participação na vida da Igreja e à co-responsabilidade na missão. Assim, quando o Concílio fala da "Atividade missionária da Igreja", diz:
Todos: "Como membros de Cristo vivo a Ele incorporados e configurados pelo Batismo e também pela Confirmação e a Eucaristia, obrigados se acham todos os fiéis ao dever de cooperar na expansão e dilatação de seu corpo, para o levarem quanto antes à plenitude. Convençam-se por isso vivamente todos os filhos da Igreja de sua responsabilidade para com o mundo. Empenhem-se com afinco na obra da evangelização"(AG 36).

Leitor 1: Somos convidados a rezar pela vocação dos cristãos leigos e leigas, que assumem diversos ministérios nas comunidades. Os leigos compõem a maior parte da Igreja e têm a missão de testemunhar e difundir o Evangelho. Eles iluminam e ordenam as realidades temporais segundo o projeto de Jesus Cristo. São chamados à santidade e ao apostolado.
 
Animador(a) Jesus nos afirma que, se alguém quiser segui-lo, deve renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-lo. Todos são convidados, não há restrições, mas a radicalidade do caminho do discipulado permanece. Peçamos ao Senhor da vida que nos ajude a assumir com amor, alegria e responsabilidade nossa vocação leiga de discípulos missionários no ambiente em que vivemos. “Anunciar a Palavra que gera vida”, eis nossa missão.
Para prepararmos o nosso espírito e entendermos o que nos propõe o encontro de hoje ouçamos:  Mt 16,21-27 (Participar da Cruz)
Canto de Aclamação: Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!
Discípulos e missionários de Jesus Cristo, de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida, tenham vida.
Para refletir: Repetir a frase que mais chamou atenção:
                      Como cada um de nós pode viver a palavra proclamada?
Leitor 3: O Senhor nos seduz. Ao nos deixarmos seduzir por Ele, tornamo-nos capazes de deixar tudo e ser fiéis ao seu chamado;
Leitor 4: Não podemos nos conformar com o mundo. É preciso distinguir o que é da vontade de Deus para nossa vida;
Leitor 2: Jesus aponta a condição para quem quer ser seu discípulo: é preciso renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-lo.
Para debater:
E nós?  O que cada um pode fazer para assumir no mundo o seu papel?
Que mudanças precisam ocorrer em nossa comunidade para que realmente aconteça o Projeto de Deus?
(Depois da reflexão, canta-se o refrão)
Canto: Onde reina o amor, fraterno amor! Onde reina o amor Deus aí está!
Animador(a)  Rezemos para que a Igreja viva a sua missão apostólica, assumindo com fidelidade o chamado que Deus faz. Peçamos com fé:
Ass.: Animai, Senhor, os ministérios em vossa Igreja.
1. Deus de amor, despertai mais vocações leigas em vossa Igreja, para que o vosso projeto de vida seja anunciado a todos os irmãos e irmãs, a fim de que tenhamos uma sociedade mais justa e fraterna. Rezemos:
2. Deus de bondade, abri nossos corações a vossos ensinamentos, para que optemos por passar pela porta estreita, para que em vós encontremos a plenitude da vida. Rezemos:
3. Pelos catequistas, para que vivam e transmitam com alegria às crianças, aos adolescentes e aos jovens, as verdades da fé, rezemos:
4. Pelas lideranças de nossa comunidade, para que sejam modelos de alegria e dedicação na missão a eles confiada, rezemos:
5. Pelos jovens e adolescentes, para que sejam sal da terra e luz do mundo, no dia-a-dia de suas vidas, rezemos:
 
Leitor 2: Confirmando seu compromisso pessoal de resposta a Deus, o cristão leigo se insere na comunidade e realiza uma mudança de vida segundo os valores do Evangelho.
Animador(a): O Catecismo da Igreja Católica afirma que “o homem é capaz de Deus” logo em seu primeiro capítulo, que se inicia assim: “O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar.” ( 27).
Assim os leigos devera buscar e promover o bem comum:
Lado 1:   Na defesa da dignidade do homem e de seus inalienáveis direitos à vida, à segurança, ao trabalho, à moradia, à educação, à religião, à participação em associações livres, à posse da terra;
Lado 2:    Na proteção dos mais fracos e necessitados: crianças, anciãos, marginalizados jovens, desempregados, encarcerados, operários;
Lado 1:    Na construção da paz, da liberdade, da justiça, "apresentar a fisionomia duma Igreja comprometida com a promoção da justiça em nossos povos" (Puebla 777); "sério compromisso com a promoção da justiça e do bem comum, agente de justiça" (Puebla 793).
 
Animador: Por isso o leigo cristão é "homem da Igreja no coração do mundo e homem do mundo no coração da Igreja" (Puebla 787).
Lado 2: Deve marcar, completar, transfigurar os "valores "do mundo: poder, cultura, eficiência, progresso, realização.
Lado 1: Através dos valores evangélicos testemunhados em sua vida e no seu agir: serviço, participação, valorização do homem, comunhão, promoção do outro, libertação dos pequenos e oprimidos.
Lado 2: "Consciente de sua realidade de batizado, deve participar na pastoral de conjunto, na sua planificação e execução"(Puebla 807-808),
Lado 1: "Promovendo na Igreja estruturas de diálogo, de participação e ação pastoral de conjunto, expressão de maior consciência de pertença à Igreja" (Puebla 794-799).
Todos: Por isso assume trabalhos diversificados dentro da comunidade (ministérios)


Oração final
Todos: “Ide, pois ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 19-20)
 
Animador: Nós pertencemos a Jesus Cristo. A nossa vida foi mergulhada na vida de Jesus pelo nosso batismo. Nós recebemos o dom do Espírito Santo para permanecermos unidos a Jesus. E somos renovados nessa união em Jesus Cristo e na Igreja, pela Eucaristia.
Fiquemos em silêncio e rezemos a Deus em nosso coração. Peçamos que nossa vida continue unida à vida do Senhor e de seu Evangelho, para que nosso trabalho seja fecundo.
(Após um tempo de silêncio)
 
Animador: Façamos, na fronte, o sinal da cruz, que lembra a morte, mas também indica a ressurreição de Cristo, da qual participamos.
Façamos nos ouvidos o sinal da cruz, para sermos atentos à Palavra de Deus
Façamos nos olhos o sinal da cruz, para vermos as maravilhas de Deus.
Façamos na boca o sinal da cruz , para que anunciemos a Palavra de Deus.
Façamos nos ombros o sinal da cruz , para que possamos carregar o jugo suave de Cristo.
 
Canto:
1. Senhor, eu quero te agradecer, de todos os dias a gente pode conversar. senhor, o mundo precisa te conhecer, mas eu te prometo que vou evangelizar.
R.: Eu quero te dizer agora, que eu já vou embora evangelizar!
2. Senhor, as vezes me ponho a rezar, e peço a você que fique mais perto de mim. Senhor, as vezes me ponho a chorar, e não compreendo porque o mundo sofre sem fim.
3. Senhor, as vezes me ponho a rezar, e peço o fim da violência e da fome do irmão. Senhor , que chegue a todos os povos, a graça, o perdão, e o anuncio da salvação.
 
Nosso agir
Partilhar o pão e desejar ao outro ou outra a Paz de Cristo.
 
Nosso compromisso
Preparar um cartaz de cada grupo expressando a forma dos jovens, adolescentes viverem a sua vocação laical na Igreja e no mundo (será um dos símbolos que o grupo levará para a 5ª Romaria Vocacional – Fixar o cartaz em uma moldura ou numa haste para ser levada na caminhada)

0 comentários:

Postar um comentário

 
;