1 de março de 2012

Saúde espiritual: CF 2012 e animação Vocacional

SUBSÍDIO DE FOMAÇÃO DE ANIMADORES VOCACIONAIS PARA MARÇO 2012

Saúde Espiritual - Campanha da Fraternidade de 2012
Tema: Fraternidade e Saúde Pública
Lema: Que a saúde se difunda sobre a terra! (Eclo 38,8).

“Tu destes saúde aos doentes, Senhor, Mostrando que veio Teu reino de amor!
Contigo queremos os fracos amar,/Da vida e saúde de todos cuidar”!

Esse é o grande desejo de Jesus, diante dos irmãos que somos chamados a cuidar da vida e Ele viveu, ensinou e proclamou que vivêssemos. “Eu vim para que todos tenham vida e vida em plenitude”! (cf. Jo 10,10)

A Campanha da Fraternidade deste ano busca ampliar o termo saúde levando em consideração tanto o físico, psíquico, humano e o espiritual. Dirige seu foco para urgentíssima questão da saúde pública da população brasileira, criando uma excelente oportunidade para que aconteça uma mobilização geral envolvendo autoridades, setor privado e cidadãos comuns, com o objetivo de se elaborar políticas públicas eficazes na garantia ao direito de vida saudável para todas as pessoas.

            O tema “Fraternidade e a Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” momento propício para que a saúde seja colocada em destaque como prioridade absoluta na garantia da qualidade de vida e possa ser discutida numa ótica profunda no conceito de um desenvolvimento sustentável. Para que ela possa ser entendida, não simplesmente como ausência de doença, mas como “o estado de completo bem estar físico, psíquico e social”. É a oportunidade de se estabelecer um processo de articulação entre os órgãos institucionais, os setores privados de saúde, as igrejas e especialmente as escolas, para promover uma conscientização em massa sobre os cuidados com a educação para a preservação da saúde. Por mais dispendioso que seja um processo educativo para a garantia de condições dignas de saúde a toda a população, será sempre muito menos oneroso do que correr atrás de curar as doenças quando a prevenção não existe.

Existe uma preocupação, sobretudo, da igreja de levar o ser humano a se questionar sobre sua própria harmonia com Deus e com as pessoas que convivem com Ele. Porém, isso mostra que não somente a saúde física deve ser pontuada dentro do setor saúde, o corpo humano funciona de forma espontânea transmitindo as nossas fraquezas e tristezas. Tudo isso é sentido pela nossa parte espiritual o que faz a nossa mente e corpo estarem interligados em um mesmo objetivo, o ser humano na integridade e não partes isoladas. A nossa saúde espiritual depende muito de como tratamos o nosso interior, se descuidamos de alimentar todos os dias nossa espiritualidade perdemos a vivacidade de nosso interior.  Deus nos deu muitos dons, mas o que importa é estarmos em contato com Ele através da oração, estas são formas de alimentarmos o que temos de realmente valioso em nossa vida.  Contudo, a espiritualidade deve ser trabalhada juntamente com a saúde do corpo, não somente algumas pessoas têm estes privilégios, mas todas as pessoas que acreditam em Deus. Sabemos que nessa relação de cuidado consigo mesmo, nada é mais importante para podermos dar as voltas que o mundo faz, que perceber que saúde não depende somente de bem estar social e sim da simplicidade da alma e a saúde.

Olhando o cartaz da Campanha da Fraternidade, ele atualiza o encontro do Bom Samaritano como doente que necessita de cuidados (Lc 10,29-37). Percebemos aí uma faceta de um Deus misericordioso que ama seus filhos(as) e por isso, somos convocados a vivermos o espírito de solidariedade, partilha e fraternidade. 

Como agentes comprometidos numa Igreja solidária queremos nos preocupar com a dignidade humana em todas as suas dimensões do ser, tendo em vista o aperfeiçoamento no cuidado como ser humano na sua integridade, sem preconceito e sem discriminação.

Toda pessoa tem direito a uma vida digna e assim ter acesso ao sistema único de Saúde SUS, a espiritualidade é reconhecida como uma necessidade humana que aponta os cuidados que o doente tem direito, isto é, a pessoa que necessita ser tratada neste âmbito tem necessidades de ser aceita, acolhida, ouvida, amada por profissionais que tem “vocação”, seja presença viva de um Deus misericordioso que é amor visível na sua criatura imagem e semelhança. Portanto, a dimensão espiritual é fundamental na existência humana. Ela é bem estar, conforto, esperança alívio para qualquer um de nós. “Fortalecer a percepção de que boa saúde não é apenas ausência de doenças; é vida plenamente vivida em todas as suas dimensões pessoais e sociais”. (Papa João Paulo II, em mensagem encaminhada na CF de 1981).

O nosso desejo que essa campanha da Fraternidade nos leve a uma profunda conversão interior  e nos perguntemos:
·       Como eu cuido da minha saúde espiritual? E da saúde da minha família? Como eu procuro aprofundar minha saúde espiritual?
·         O que posso fazer no ambiente que vivo, trabalho com meus amigos para SER mais presença?

0 comentários:

Postar um comentário

 
;