23 de janeiro de 2012

CELEBRAÇÃO 2º DOMINGO DE FEVEREIRO

CELEBRAÇÃO VOCACIONAL PARA O II DOMINGO DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2012
6º Domingo do Tempo Comum
12 de Fevereiro de 2012
Com: Irmãos e irmãs sejam Bem vindos e bem vindas! Estamos iniciando esta celebração vocacional com espírito de alegria e de acolhida. A Trindade Santa age em nossas vidas e nos fortalece para a missão da partilha e do amor. A compaixão de Jesus leva-o a curar um doente marginalizado e a reintegrá-lo à sociedade. Jesus se compadece diante do sofrimento humano, a tal ponto de devolver aos sofredores a sua dignidade. Celebramos com alegria nossa fé no Cristo ressuscitado e assumamos o seu projeto de amor. Iniciemos nossa celebração com o canto.
Ato Penitencial
Com: A Sociedade em que vivemos, muitas vezes nos faz perceber e valorizar mais o visível, o palpável, o imediato, e nos faz cegos, surdos e com o coração fechado ao mistério do amor de Deus em nossa vida. Assim influenciadas, fugimos ao apelo de Deus e tomamos um caminho mais cômodo, descomprometido com a justiça, a dignidade e a paz. Deus nos ama e, por isso, nos escolhe, ou, Ele nos escolhe porque nos ama. Conscientes das nossas falhas peçamos perdão.
(As três pessoas com velas anunciam bem alto, o pedido de perdão enquanto anuncia apaga a sua vela e fica mostrando a vela apagada. Entre um e outro pedido cantar o refrão).
 1. Senhor, Deus de amor e bondade, que nos escolhestes antes mesmo de nascermos, perdoai nossas infidelidades e tende piedade de nós.
T. Senhor Tende Piedade de nós.
2. Cristo, que nos chamais a promover a vida plena, perdoai nossas fraquezas e tende piedade de nós.
T. Cristo Tende Piedade de nós.
3. Senhor, que pela ação do Espírito de Deus nos enviais a levar a boa nova a todos, perdoai nosso comodismo e indiferença e tende piedade de nós.
T. Senhor Tende Piedade de nós.

Hino de Louvor
Com: O ser humano é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus. Tudo converge para Cristo, centro da história da Salvação. Cantemos, louvando a Deus Uno e Trino. Cantando
Liturgia da Palavra
Com: Na primeira leitura ouviremos que ao homem declarado leproso impunha-se um comportamento especial para que fosse reconhecido e vivesse fora da comunidade. Jesus o reintegra na comunidade. Na segunda leitura o apóstolo nos convida a fazer tudo para a glória de Deus e pelo bem das pessoas. Dar gloria a Deus é reconhecer que só Deus é absoluto.
1ª leitura: Lv 13,1-2.44-46  
Salmo de Meditação 31
2ª leitura: 1cor 10,31-11-1
Evangelho: Mc 1,40-45
 Preces
1. Para que a Igreja, em sua missão, se volte principalmente para os pobres necessitados, rezemos.
2. Para que os bispos, padre, diáconos e ministros leigos tenham carinho especial pelos doentes, rezemos.
3. Para que os médicos e as pessoas dedicadas à saúde exerçam sua missão com muito amor, rezemos.
4.Para que as autoridades enfrentem com determinação os problemas na área da saúde pública, rezemos.
5. Para que a sociedade rejeite e combata todas as formas de discriminação, rezemos.
(preces espontâneas).
 Preparação das Oferendas:
COM: Nós ouvimos a Palavra de Deus e dissemos que acreditamos nela. Quem acredita na Palavra, vive o amor que Jesus nos ensinou. Junto ao Pão e o Vinho, ofertamos as esperanças e aflições que sofrem por doença, solidão ou exclusão social. Representamos esta caminhada através dos símbolos aqui oferecidos, (Pão e Vinho flores) para que participemos desta festa do amor. Cantando
História Vocacional
(Poderá ser lida no final a história Vocacional do Seminarista Leandro Blasius que será Ordenado Diácono em nossa Diocese no próximo dia 02 de março)
Leandro Blasius nasceu no dia 26 de setembro de 1984. Sua família reside no interior do município de Missal, na comunidade da Linha Jacutinga. Ali nasceu e cresceu, e alguns anos residiu em São Miguel do Iguaçu na comunidade de Vila Ipiranga.
Por muitos anos não sentia vontade de ser padre, nem mesmo de entrar em um seminário. Quando estava cursando a sexta série na escola de Linha Jacutinga, foi visitar a escola o Pe. Pedro Rabuske, o qual era da congregação dos Jesuítas, e fez o convite vocacional, motivando meninos para irem conhecer o Seminário Menor da congregação que era em Ubiratã. Interessei-me em conhecer o seminário, chamou-me a atenção o que ele falou sobre o seminário. Porém, o padre Pedro não quis acompanhar-me pelo fato de que estava apenas na sexta série. Procurei manter então contato por cartas com a congregação, porém, com o tempo desanimei, pois, tinha interesse mesmo de conhecer o seminário, porém, como era muito novo não me foi dada tal possibilidade.
No final do ano de 1998, o então seminarista Divo de Conto, que é da comunidade Linha Jacutinga, presidiu a Celebração da Palavra na noite de natal na comunidade. E no final da celebração ele falou sobre o seminário, e fez um convite aos adolescentes e jovens para futuramente fazer uma experiência de seminário. No momento se interessou na proposta, mas não se pronunciou. Depois de alguns dias foi em sua casa procura-lo para conversar sobre o assunto.
Nos dois anos seguintes (1999 e 2000) fez acompanhamento vocacional com Pe. Valdir Antônio Riboldi, participando também de encontros vocacionais, para conhecer melhro sua vocação e futuramente ingressar no Seminário Diocesano Nossa Senhora Medianeira.
Ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora Medianeira no dia 25 de fevereiro de 2001. Neste período de seminário, cursou o Ensino Médio e em 2003 o propedêutico. De 2004 a 2006 cursou Filosofia em Francisco Beltrão e em 2007, após concluir o curso de Filosofia auxiliou como assistente da formação no Seminário Nossa Senhora Medianeira. De 2008 a 2011 cursou Teologia em Cascavel residindo no Seminário Nossa Senhora de Guadalupe.
Agora, concluídos os estudos, se apresenta à Diocese de Foz do Iguaçu para ser ordenado diácono e sacerdote desta Diocese. E faz um convite especial aos jovens e adolescentes: “Dentre tantas coisas que aprendi neste tempo de seminário, destaco a importância da oração na minha vida, que anima e motiva o seguimento de Jesus. E posso dizer com alegria e tranquilidade a muitos jovens que buscam definir suas vocações: é necessário em primeiro lugar colocar o projeto de Deus dentro dos nossos projetos, discernir o que Deus quer de cada um de nós, e certamente nos realizaremos em nossa vocação”.
Por isso, com alegria convidamos toda a nossa diocese para participar da celebração de ordenação diaconal do seminarista Leandro Blasius no dia 02 de março deste ano na comunidade Rosa Mística (Jardim Guarapuava, Paróquia Anunciação do Senhor – Foz do Iguaçu).

0 comentários:

Postar um comentário

 
;