14 de dezembro de 2011

2o. Domingo de Janeiro

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL DA DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU
CELEBRAÇÃO VOCACIONAL PARA O II DOMINGO DO MÊS DE JANEIRO DE 2012

EPIFANIA DO SENHOR (Solenidade)
TEMA: Iluminados por Jesus, a estrela que nos guia no caminho da Vida

"Deus nos conhece e está junto de nós e sua grandeza e potência não se exprimem na lógica do mundo, mas na lógica de um menino inerme, cuja força é unicamente a do amor que se confia a nós". (Bento XVI)
OBS. Esta é apenas uma sugestão que deve ser adaptada à realidade de cada comunidade. É um esforço da Pastoral Vocacional de nossa Diocese para que todas as comunidades possam rezar pelas vocações, de modo especial as de nossa Diocese.
 Sugestão de Símbolos: Uma criança entra na procissão de entrada levando a estrela guia (pode ser confeccionada de várias maneiras, conforma a criatividade da comunidade) e logo em seguida outra criança com o quadro da oração pelas vocações, seguida de jovens e adolescentes que seguem a estrela rumo ao Cristo. Deposita a Estrela e o quadro no presépio. Antes da benção final, uma jovem pega o quadro da oração pelas vocações e vem à frente para que a assembléia reze junto (dependendo da capela, que se projete no data-show a oração ou se providencie cópias).
 RITOS INICIAIS
Bom- dia... (boa-tarde, boa noite)! Sejam todos Bem Vindos!
Celebramos a Epifania do Senhor. Jesus nasce pobre numa gruta em Belém; os Anjos do Céu, é verdade, reconheceram-No por seu Senhor, mas os homens da terra deixam-No abandonado. Vêm apenas uns poucos pastores para adorá-Lo. O divino Redentor, porém, já quer começar a nos comunicar a graça da Redenção, e por isso, começa a manifestar-Se aos gentios que não O conheciam. Manda uma estrela iluminar os santos Magos, para que venham conhecer e adorar o seu Salvador.
Admiremos o chamado que o Menino Jesus, de Sua manjedoura, faz a todas as nações, ao enviar aos Reis Magos a sua Estrela e a sua Graça; uma para lhes iluminar os olhos e a outra para lhes falar aos corações. Para nós, Jesus é a Estrela que nos guia para a realização plena da nossa vocação.
Iniciemos nossa celebração cantando:.........
 Ato Penitencial
Presidente: Na escuridão do pecado não somos capazes de perceber a luz de Cristo, e não temos a clareza necessária para responder ao chamado Deus!
Arrependidos e confiantes na misericórdia de Deus, peçamos perdão, cantando...
 Presidente: Deus todo poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém.
 Hino de Louvor
Comentarista: O que movia o fundo da alma dos Reis Magos era o desejo de prestar culto de adoração Àquele que acabara de nascer. Glorifiquemos a Deus por Jesus Cristo, que no chamado universal à salvação, nos torna participantes nos bens da Redenção. Entoemos nosso hino de louvor...
 LITURGIA DA PALAVRA
Comentarista: A Palavra de Deus nos revela Seu amor para conosco. Vamos nos aproximar do Presépio e junto ao Menino Jesus, Maria Santíssima e S. José. Contemplaremos o trecho do Evangelho que narra a vinda dos três Reis Magos do Oriente, para adorar ao Menino Jesus.
1ª. Leitura: Isaías 60,1-6
Salmo responsorial: Sl 71 (72), 1,27-8.10-11.12-13
2ª. Leitura: Efésios 3,2-3a.5-6
Evangelho: Mateus 2,1-12
 Homilia
PARA AJUDAR NA REFLEXÃO - Significado de Epifania.
A festa da Epifania - também denominada pelos gregos de Teofania, ou seja, manifestação de Deus - era celebrada no Oriente já antes do século IV. É uma das mais antigas comemorações cristãs, tal como a Ressurreição de Nosso Senhor.
Não podemos esquecer que a Encarnação do Verbo se tornou efetiva logo após a Anunciação do Anjo; entretanto, apenas Maria, Isabel, José e, provavelmente, Zacarias tiveram conhecimento do grande mistério operado pelo Espírito Santo. O restante da humanidade não se deu conta do que se passou no período de gestação do Filho de Deus humanado. Por fim, nasce o Redentor, como um simples bebê. Quem estivesse, porém, tomado por um dom do Espírito Santo, discerniria naquela adorável criança os resplendores dos raios de sua fulgurante divindade. Não se tratava de um ente puramente humano; àquela natureza se unia a própria Divindade: Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Ali estava o Homem-Deus.
Se, por assim dizer, no Natal Deus Se manifesta como Homem, na Epifania esse mesmo Homem se revela como Deus. Assim, nestas duas festas, quis Deus que o grande mistério da Encarnação fosse revelado com todo o brilho, tanto aos judeus como aos gentios, dado o seu caráter universal.
No Ocidente, desde o princípio, celebrava-se o Natal a 25 de dezembro, e no Oriente, a Epifania a 6 de janeiro. Foi a Igreja de Antioquia, na época de São João Crisóstomo, que passou a comemorar as duas datas. Só a partir do século V é que no Ocidente começou a se celebrar a segunda festividade. Em nossa atual fase histórica, a Liturgia comemora a Adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus. Por outro lado, ainda permanecem alguns vestígios da antiga tradição oriental que incluía na Epifania, além da Adoração dos Reis, o milagre das Bodas de Caná e o Batismo do Senhor no Jordão. Hoje, em nossa Liturgia, as Bodas de Caná não são mais celebradas, e o Batismo do Senhor é festejado no domingo entre os dias 7 e 13 de janeiro.
Em síntese, podemos afirmar que a Epifania, ou seja, a manifestação do Verbo Encarnado, não pode ser considerada desligada da adoração que Lhe prestaram os Reis do Oriente. Nesta cena está concernido um público reconhecimento da divindade do Menino Jesus unida à Sua humanidade.
 Preces:
Presidente: Elevemos ao Pai nossos pedidos de filhos e filhas, dizendo:
R: Guia-nos Senhor para o Cristo, luz da vida!
1. Diante da escuridão do pecado, pedimos:
2. Nas angústias da vida, pedimos:
3. Nas horas do esmorecimento da fé, pedimos:
4. Perante a fraqueza de nossa condição humana, pedimos:
5. Diante da falta de fé e de testemunho, pedimos:
6. Quando o medo e solidão nos assustam, pedimos:
Presidente: Ó Pai de bondade, ouvi as preces que humildemente vossos filhos e filhas vos elevam, e dai-nos a graça de, a exemplo dos Reis Magos, reconhecermos a estrela que nos guia para a moda de Menino Deus. Por Cristo Nosso Senhor! Amém.
 LITURGIA EUCARÍSTICA
Comentarista: Pão e Vinho. Alimentos para o corpo. Consagrados, se torna Corpo e Sangue de Cristo, alimento para a alma. Quis Deus se dar a nós nascendo homem! Que Ele também continuar Se doando, pela Eucaristia. Juntamente com nossas ofertas matérias, apresentemos diante do altar do Senhor a oferta de nossa vida, em reconhecimento da entrega e Deus faz de Si para nós... Cantemos o canto....
 Oração pelas vocações (Rezar do cartaz, fazer cópias ou projetar)
Jesus mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.
Benção Final....................

0 comentários:

Postar um comentário

 
;