7 de julho de 2011

Parabéns D. Laurindo Guizzardi pelos 77 anos de vida!




DOM LAURINDO

         Dom Laurindo Guizzardi veio ao mundo no dia 7 de julho de 1934, dentro de uma família de imigrantes do Norte da Itália, que imigraram para a região da Serra em Nova Bassano-RS.
         Seus pais, Luiz Guizzardi e Cecília Parisotto, tiveram 13 filhos, dos quais três tornaram-se padres: Frei Antônio, capuchinho, formado em Teologia Moral e Direito Canônico, trabalha em Bagé, como Capelão da Santa Casa, e padre Rovílio, carlista, Pároco na Paróquia Santa Cecília, no Rio de Janeiro.
         Começou seus estudos em Nova Bassano e o ginásio e 2º grau concluiu em Guaporé, no seminário ligado à Congregação religiosa dos padres Carlistas, que tem como grande carisma o trabalho com os migrantes.
         Iniciou os estudos superiores no Brasil e os concluiu em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde também concluiu o estudo de Teologia.
         Foi ordenado em Roma no dia 20 de dezembro de 1959, regressando ao Brasil no ano seguinte foi trabalhar em São Paulo, sendo logo em seguida designado professor no Seminário de Guaporé, passando a exercer, sucessivamente, os cargos de Vice-reitor e de reitor. Onde neste período, formou-se em Letras pela Universidade de Passo Fundo.
         Em 1971, foi nomeado vigário de Guaporé. Em 1973 foi nomeado superior
provincial, no ano seguinte foi eleito vice superior geral da Congregação do Missionários de São Carlos. E novamente foi para Roma, onde permaneceu por seis anos...
         No início da década de 80, retornou ao Brasil onde assumiu a direção do Seminário de Filosofia Interprovincial em Curitiba. Mas no dia 10 de fevereiro de 1982, o Papa João Paulo II o nomeia como Bispo de Bagé, a ordenação foi em sua terra natal, Nova Bassano no dia 18 de abril de 1982, e no dia 25, tomou posse, permanecendo portando em Bagé por 20 anos.
Aos 03 de março de 2002, no Ginásio Costa Cavalcanti, Dom Laurindo tomou posse  como Bispo da diocese de Foz do Iguaçu, na presença de bispos de todo Paraná,  do Paraguai e da Argentina, presbíteros, religiosos e religiosas, e grande multidão de fiéis.          Neste dia, dom Laurindo se declarou saudoso dizendo: “A saudade do Rio Grande do Sul será absorvida pelo carinho do povo daqui”. E o calor daqui foi imenso, tanto do carinho como do clima.
Conduziu a diocese de Foz do Iguaçu até o último dia 30 de dezembro quando D. Dirceu Vegini a assumiu.
Hoje, como bispo emérito, continua a contribuir com a nossa diocese auxiliando com diversos serviços e vivendo a sua total consagração a Deus.
Parabéns pelos seus 77 anos de vida e que o Senhor da Messe que te chamou para o serviço na sua Igreja continue te abençoando.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;