3 de abril de 2013

Celebração Vocacional - 3º DOMINGO DA PÁSCOA / C (14 de abril de 2013)



Celebração Vocacional
3º DOMINGO DA PÁSCOA / C (14 de abril de 2013)
tema: quem ama cuida

Esta sugestão que pode ser adaptada à realidade de cada comunidade. É um esforço da Pastoral Vocacional de nossa Diocese para que todas as comunidades possam rezar pelas vocações, de modo especial as de nossa Diocese.

Sugestões para preparar o ambiente
* Crucifixo, vela, Lecionário conduzido pelos leitores.
* Jovens trazendo na procissão de entrada símbolos: uma pessoa vestida de pastor (representa Cristo) com um cajado na mão abrindo a procissão; um barco e pescadores atrás(facultativo); um cartaz com a seguinte frase: “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo” e outro com a frase: “Cuida das minhas ovelhas”.

Anim.: Queridos irmãos e irmãs! Sejam todos bem-vindos. Neste terceiro domingo da Páscoa a liturgia nos faz celebrar a vocação como cuidado dispensado por causa do nosso amor a Cristo que por primeiro nos amou. Pedro, por três vezes reafirma o seu amor a Jesus e por sua vez, Jesus também o confirma no cuidado do rebanho pelo qual Ele mesmo deu a vida. Pedro e os outros apóstolos de todos os tempos testemunham seu amor a Jesus na medida em que se dedicam na missão de aproximar as pessoas de Jesus.


ATO PENITENCIAL
Presidente: A vocação é um ato de amor por parte de quem toma a iniciativa, ou seja, de Deus. A intenção dele é envolver cada homem e cada mulher em um grande projeto de amor cujo destinatário, em última análise é a humanidade, mas cujo primeiro é a própria pessoa chamada.  Infelizmente, muitas vezes, entendemos este ato de amor da parte de Deus como um peso ou castigo e o rejeitamos jogando fora a oportunidade que nos é dada de realizar plenamente a nossa personalidade e, em conseqüência, o bem maior dos que nos cercam e também dos que estão mais distantes. Por isso peçamos perdão, cantando. 



HINO DE LOUVOR.....

OREMOS.

Liturgia da palavra
Anim.: Escutemos atentamente o que o Senhor nos fala através das leituras de hoje. Também hoje Jesus quer tomar uma refeição conosco e prepara-nos uma mesa, nos questiona a respeito de nosso amor a Ele e nos envia em missão. Quem se sente amado por Jesus também o ama e por amor a ele presente nos irmãos, anuncia-lhes a Boa Nova da Salvação, preferindo obedecer a Deus antes que aos homens. Ouçamos.

1ª leitura: At 5,27b-32.40b-41 – Anúncio do Cristo Ressuscitado como Salvador
Sl 30 (29): Canto de gratidão pela salvação
2ª Leitura: Ap 5, 11-14: A morte não tem mais poder sobre Cristo
Evangelho: Jo 21, 1-14: Pedro é constituído Pastor do Rebanho que é o de Cristo.

Subsídios para Homilia (sugestão para ajudar as comunidades na reflexão)

No trecho do Evangelho de domingo, tirado de São João, temos o relato de uma das aparições de Jesus após a sua ressurreição. A finalidade destas aparições é confirmar na fé os discípulos para que eles, uma vez confirmados pudessem também transmiti-la ao povo daquele tempo e de todos os tempos.
Na primeira leitura vemos como Pedro e os outros, com coragem e destemor encheram Jerusalém com os ensinamentos de Cristo, desobedecendo, inclusive, as autoridades constituídas. Dizem que preferem obedecer antes a Deus que aos homens, mesmo que para isso tenham que sofrer e morrer. Aliás, eles se alegraram por terem sido julgados dignos de sofrer por causa do nome do Senhor. Eles são tão ousados que chegam a desafiar os chefes da religião oficial – os sumos sacerdotes – a que se convertam e, deixando para trás suas tradicionais convicções, passem a obedecer Àquele que por ignorância crucificaram, mas que agora reina vivo. Nele, de fato, está a salvação de todos.
Junto do Mar da Galileia, depois de obedecerem à ordem de Cristo que os mandou lançar as redes, Pedro e seus companheiros pescam abundantemente. Os 153 grandes peixes representam as comunidades fundadas graças à pregação dos apóstolos em obediência à ordem de Cristo. Ele promove uma refeição inesperada às margens do lago e pede também a participação dos discípulos: “Tragam alguns peixes que vocês acabaram de pescar”.  Hoje também ele preparou uma refeição para nós e pediu que apresentássemos o fruto do nosso trabalho em favor daqueles que nos foram confiados por vocação ou por profissão.
Depois da refeição, numa conversa pessoal com Pedro, Jesus lhe devolve a confiança e o poder/serviço de cuidar do Seu rebanho, aquele pelo qual Cristo havia se sacrificado. Será que eu estou manifestando o meu amor a Cristo no cuidado daqueles que me foram confiados?  O papa Francisco, na homilia da missa de inauguração de seu pontificado, referindo-se a São José, disse que a ele Deus confiou o cuidado do Seu Filho Unigênito e que José fez tudo o que pode no desempenho desta missão. Assim também cada um de nós é chamado a cuidar de pessoas, e principalmente dos últimos, dos mais fracos, dos que não têm voz e nem vez. O papa também lembrou do cuidado que a própria natureza merece.
Lamentamos: Quantos maridos que não cuidam de suas esposas e vice-versa!; quantos pais e mães que não cuidam de seus filhos e vice-versa!; quantos pastores devoram suas ovelhas ao invés de dar a vida por elas!; quantos governantes usam do poder em benefício próprio ao invés de promover o bem do povo, especialmente dos mais fracos!; O nosso planeta azul, a terra, vem sendo tão maltratado! O que estaria por debaixo de tanto descuido ou descaso?  
A resposta é apenas uma: estamos longe de conhecer o amor de Cristo por nós e por isso também não o amamos. Por que não amamos a Cristo, também não temos a motivação necessária para amar os irmãos e para cuidar na mãe natureza. É urgente a nossa conversão buscando o conhecimento experiencial de Cristo. Ele está à nossa procura. Ele nos dá ordens que se obedecidas nos enchem de alegria. Mas, infelizmente, preferimos obedecer antes aos homens que a Deus.

PRECES DA ASSEMBLÉIA
Resposta: Fazei que vos amemos sempre mais

1.    Encorajai, Senhor, o papa, os bispos, padres e religiosos a vos amar acima de tudo, vos pedimos. R.......
2.    Cumulai de alegria os ministros e agentes de pastoral de nossa comunidade, vos pedimos. R.......
3.    Daí aos nossos governantes e aos homens e mulheres da ciência a sensibilidade necessária para promover ações que venham em defesa da vida humana e do planeta terra, vos pedimos. R.......
4.    Ajudai-nos a ser fiéis à vossa vontade e a nos deixar orientar por vossa palavra, vos pedimos. R.......
5.    Sede propício a todos os que propagam a palavra de Deus em meio aos afazeres cotidianos, vos pedimos. R.......
6.    Amparai os necessitados de saúde e os jovens que se preparam para a celebração da jornada mundial, vos pedimos. R.......
7.     

LITURGIA EUCARÍSTICA

Anim.: Há muita gente que responde com amor ao chamado divino e se tornam verdadeiras bênçãos para os que estão perto e, de certo modo, também para os que estão longe. São aquelas pessoas que vivem a vocação leiga na família, na comunidade eclesial e na sociedade civil como “sal da terra e luz do mundo”; ou na consagração religiosa, testemunhando Jesus Cristo pobre, casto e obediente; ou ainda no serviço sacerdotal expressando Cristo Bom Pastor que cuida de suas ovelhas. Ofertamos ao Senhor Juntamente com o Pão e o Vinho, nossa vida e o desejo de sempre mais servir ao Reino dispondo nossa vocação e nossos dons a serviço de todos.. CANTEMOS..........

Segue conforme ordinário...


OREMOS...

Oração pelas vocações (Antes da Bênção Final)
Jesus, mestre divino,
que chamastes apóstolos a vos seguirem,
continuai a passar pelos nossos caminhos,
pelas nossas famílias,
pelas nossas escolas, e continuai a repetir
o convite a muitos dos nossos jovens.
Dai coragem às pessoas convidadas.
Dai força para que vos sejam fiéis na missão
de apóstolos leigos,
sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, para o bem do Povo de
Deus e de toda a humanidade.
Amém.


BENÇÃO FINAL

0 comentários:

Postar um comentário

 
;