18 de agosto de 2012

Cel. Voc. do 2º Dom de setembro


SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL DA DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU
CELEBRAÇÃO VOCACIONAL DO SEGUNDO DOMINGO DE SETEMBRO
23º DOMINGO DO TEMPO COMUM
“Jesus Faz Bem Todas as Coisas?”

* Dar destaque ao Ambão da Palavra;
*Preparar em lugar visível no Presbitério, preferencialmente diante do Ambão, um espaço para colocar os símbolos para serem ofertados na Apresentação das Oferendas: vela ou lâmpada, rede de pescador, sandálias, bolsa, cruz, ou outros símbolos que a equipe de liturgia pode propor e que recordem as vocações e o anúncio da Palavra.



COMENTÁRIO INICIAL

Neste segundo domingo do mês de setembro, nos unimos a toda a nossa Diocese para rezar pelas vocações.

Somos enviados as diferentes culturas e realidades para sermos um povo consagrado, ungido, capaz de testemunhar a solidariedade, o diálogo. O serviço gratuito, a alegria e a esperança. Acolhemos em nosso meio com muito carinho a Palavra de Deus fonte de vida e coragem para nossa caminhada de cristão, no anúncio da Boa Nova. (Entra o Lecionário ladeado de velas)
Canto: Queremos levar esta Bíblia


O Senhor continua a chamar trabalhadores para a sua obra de salvação, convida seus escolhidos para ouvi-lo na Palavra e permanecer fiéis ao Evangelho. A vocação é dom de Deus, é Ele que chama e capacita seus eleitos para o serviço junto ao seu povo. Jesus convida-nos a olhar com solicitude para a Palavra de Deus, a escutar com atenção o chamado vocacional e agir como verdadeiros seguidores: amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo. Na liturgia de hoje, vemos que Jesus curava os surdos e mudos. Por isso iniciamos nossa celebração acolhendo a todos, cantando.


ATO PENITENCIAL
Com: Senhor, perdão pelas vezes que não acolhemos  as pessoas que chegam até nós buscando ajuda, uma palavra de conforto, e um abraço de Irmão. Cantemos
Com: Cristo, perdão pelas vezes que nos acomodamos, cruzando os braços, deixando de ser um sinal de esperança junto a necessidades dos nossos jovens. Cantemos
Com: Senhor, perdão pelas vezes que não somos sensíveis a tua presença na pessoa do irmão jovem, que se encontra preso, doente, necessitado e empobrecido. Cantemos


Hino de Louvor
Com: São tantos os motivos que nos levam a louvar e agradecer ao Senhor, de modo especial o convite feito á jovem, respondendo o chamado á vida e á vocação a qual Cristo confiou a nós. Cantemos juntos em ato de louvor


LITURGIA DA PALAVRA
COM: O contraste entre este capítulo e o anterior é evidente: enquanto as potências denominadoras são arrasadas, ao povo de Deus se reservam libertação, alegria e vida em abundancia. Ouçamos.


1ª Leitura: Is, 4 -7a
Salmo:  146 (145) - Deus é fiel aos oprimidos
2ª Leitura: Tg 2, 1- 5
Evangelho: Mc. 7, 31 -37


PRECES
Pres.: A oração fortalece nossa fé e a caminhada que nos conduz ao Reino. Confiantes, elevemos a Deus os pedidos de nossa comunidade.

T: Ouvi-nos Senhor e fortalecei nossa vocação.

1.    Pelo Papa, Bispos, Sacerdote e Religiosos e por todos os ministros para que guiados pelo Espírito Santo possam viver o espírito de doação, serviço e disponibilidade aos irmãos , rezemos.
2.    Senhor, iluminai nossa comunidade, para que compreendamos o anúncio de Jesus Cristo e realizemos o seu projeto de vida e salvação, rezemos.
3.    Pedimos ao Senhor da messe que envie vocações para serviço da Igreja, e dê perseverança e fidelidade aqueles que forem chamados, rezemos
4.     Senhor, ajudai-nos a transformar nossa fé em boas obras de amor, caridade e solidariedade com os excluídos e marginalizados, rezemos.
5.    Senhor, que a vossa graça continue a iluminar a vida do Pe. Leandro (Ordenado Presbítero no dia 1º) e do Pe. Jauri Strider (Ordenado Presbítero neste dia 08), rezemos.
6.    Senhor, que o Encontro Diocesano de formação de animadores vocacionais que acontece no próximo domingo na Paróquia São Pedro em Foz do Iguaçu suscite luzes para o trabalho com “nossas juventudes” e nos ajude a criar um cultura vocacional em nossa Diocese, rezemos.



APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
Com: Coloquemos tudo nas mãos de Deus que nos ama, chama e envia  como jovens, adultos e crianças em missão. Nossa vida com tudo o que temos e somos. Nossa esperança, nossa fé, nossa capacidade de amar e todos os nossos sonhos, nosso desejo de Paz.  Cantemos.



ORAÇÃO VOCACIONAL
Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!


AVISOS
1.      Procurar a equipe vocacional da paróquia e informar-se sobre como participar do encontro no próximo domingo. Maiores informações: savfozdoiguacu.blospost.com.br
2.      Ler para a comunidade o texto sobre a 5ª Romaria Vocacional que acontecerá no próximo dia 21 de outubro em Serranópolis do Iguaçu.



carta DE APRESENTAÇÃO DAS MOTIVAÇÕES DA 5ª ROMARIA VOCACIONAL
Queridos jovens! Hoje vos convido a participar conosco de um evento ímpar. É ímpar pelo seu projeto e conteúdo. Trata-se da 5ª ROMARIA VOCACIONAL DA DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU que acontecerá no dia 21 de outubro de 2012, na cidade de Serranópolis do Iguaçu.
Escolhemos como tema: Juventude e vida, e como lema: “que vida vale a pena ser vivida?” acolhendo o ensinamento de Jesus que dizia “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (Jo 10,10), já como forma de celebrarmos os 30 anos da Pastoral da Juventude em nossa Diocese e atender a convocação feita pelo Papa Bento XVI no anúncio do lema da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013: “ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). A catequese assume diretamente essa missão assumindo esse dia como a Concentração Diocesana dos catequistas para celebrar esse ministério fundamental na vida da Igreja.
Em cumprimento a esse chamado, que nos motiva à ação, à caminhada, nada melhor que participarmos juntos da Romaria Vocacional, que é um momento celebrativo da vocação de cada um(a) e de todas as vocações, um momento de tomada de consciência de nossa responsabilidade pessoal diante de nós mesmos, de Deus e da humanidade, porque todo chamado é enviado a uma missão-tarefa.
Queremos nesse dia, ser instrumento de mobilização da juventude local, proporcionando aos jovens um encontro com Deus, um espaço para o jovem expressar-se, manifestar-se, sentir-se parte da Igreja, dando assim seu testemunho público de fé para podermos responder algumas perguntas que nos cercam:
Jovem, porque você faz aquilo que faz?
Qual é a sua motivação?
O que dá sentido a sua vida?
“Que vida vale a pena ser vivida?” é a pergunta que nos coloca em continuidade com a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, que já começa a produzir frutos e, por isso, manifestar-se como proposta de vida assumida.
O Senhor chama a todos nós, jovens, para sermos fortes em tempos difíceis: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós” (1Jo 2,14), tempos onde os jovens estão trocando a felicidade de Deus, pelo prazer do mundo por meio das drogas, consumismo, pornografia; mas Deus é rico em misericórdia e olha para os jovens com esperança, com olhar promissor. Você pode mais! É pela fé que iremos vencer. A nossa vitória virá quando a nossa fé for uma fé ativa, uma fé que faz.
Jovem, você é uma nascente de emoções, força, energia, vigor, trabalho, vida, disposição, aventura, rapidez, inteligência, alegria e coragem.
E lembre-se sempre: Deus não nos mede pela idade, Deus nos mede pela conduta, Deus nos mede pela fé. Nós não temos valor para Deus pelos anos vividos, mas pela intensidade da nossa vida.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;