22 de junho de 2012

CEL. VOC. 2º DOM. DE JULHO DE 2012

CELEBRAÇÃO VOCACIONAL PARA O II DOMINGO DO MÊS DE JULHO DE 2012

14º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Basta-te  a minha graça. Pois é na fraqueza que a força se manifesta. (2 Cor12,9)


OBS. Esta é apenas uma sugestão que deve ser adaptada à realidade de cada comunidade. É um esforço da Pastoral Vocacional de nossa Diocese para que todas as comunidades possam rezar pelas vocações, de modo especial as de nossa Diocese.

Animador(a) – Irmãos e irmãs, somos todos chamados a ser discípulos  missionários de Deus. O serviço e seguimento  é oferecido a cada um de nós, com dom do chamado há uma vocação santa. A vocação de todo batizado é a vivência do Amor. Jesus num dado o momento de sua vida, saiu  de Nazaré e, depois  de algum tempo, deu inicio  a sua missão.  Ao retornar a sua pátria  em Nazaré,  o seu povo que, o viu crescer  e partir,  não o conhece   mais  e se escandalizam  com suas atitudes. Jesus sabe-se profeta  e interpreta a rejeição  dos seus  à luz  da experiência  dos profetas.  O caminho  de superarmos todo incompreensão é dado a nós  através de Jesus,  e vamos fixar os nossos olhos  N’ele  na certeza de que  a justiça, a paz e profetismo passa pelo nosso testemunho de vida.  Cantemos.
Presidente – Iniciemos a nossa celebração traçando sobre nós o sinal da nossa fé:
EM NOME DO PAI, EM NOME DO FILHO, EM NOME DO ESPÍRITO SANTO.

ATO PENITENCIAL

HINO DE LOUVOR
Com: Todo cristão é convidado  louvar a Santíssima Trindade, pois dela jorra todo vocação existente  na Igreja, sendo modelo Trinitário  de Amor que constitui, rege e dirige nossas ações de solidariedade e fraternidade. Glorifiquemos a Trindade Santa, em Deus Pai, que nos  chama  por amor, ao Filho Jesus Cristo que  nos mostra o caminho  de serviço e do amor aos irmãos, e ao Espírito que  impulsiona e dinamiza a vida eclesial.

LITURGIA DA PALAVRA
Com: A liturgia da Palavra através do salmista nos exorta fixarmos nossos olhos no Senhor, para aprendermos a conhecer o Deus único  e verdadeiro  nas atitudes, sinais  e palavras de Jesus de Nazaré. Ouçamos.
1ª leitura: Ez 2,2-5;
Salmo de Meditação 122(123) 1-2a. 2bcd.3-4
2ª leitura: II Cor 12,7-10;
Evangelho: Mc 6,1-6.
Reflexão
Não são só o seus que se admiram de Jesus, escandalizando-se com usa sabedoria e seu poder. Não podem ler e reconhecer a presença de Deus “neste” homem que eles conhecem muito bem: sua cidade, seus pais, sua profissão. Jesus também se espanta e se desaponta com eles: vem entre os seus, e os seus não o reconhecem!  É o escândalo de Deus que se faz “carne”, isto é, que se faz plenamente humano: tem necessidades e trabalha para satisfazê-las, come, bebe e se cansa, custa a ficar acordado e dorme, submetem-se as leis da vida e da morte. Os contemporâneos de Jesus não são diferentes de nós. Tanto eles como nós queríamos um Deus diferente, um Filho de Deus menos humano, um filho do Homem mais divino. Até que gostaríamos de compartilhar os seus atributos, mas que não se fale de ele compartilhar os nossos, do quais, no fundo, no fundo, gostaríamos de nos livrar.
As vezes,pensamos: “Ah! Se eu visse Jesus, se eu o ouvisse, se o tocasse, como acreditaria nele! Não entendo como aqueles Judeus tinham tanta dificuldade. Doce ilusão! Nada  mais falso! Aqueles judeus que nós consideramos fechados  e resistentes não creram em Jesus justamento porque o viram, ouviram e tocaram. Pareceu-lhes humano demais, pouco  divino, diferente do que esperavam. Distantes dele no tempo e no espaço, para nós  é mais fácil  criar um  Deus e um Jesus do tamanho da nossa imaginação. Não temos tanta  dificuldade em acreditar que  Deus criou o mundo. Deveríamos  prestar  atenção  e perceber  com que  facilidade nós criamos Deus! Por isso, diz o mestre, S. Fausti, “ A fé é aceitar que Jesus seja Deus- o Deus que nós pensamos! Mas aceitar que Deus,  o Deus  que nós não pensávamos , é este homem Jesus.


PRECES DA COMUNIDADE
1.      Para que os jovens, ouvindo a Palavra de Deus, possam  fazer um serio discernimento  sobre sua vocação. Rezemos
2.      Para que, os pais  de família, busquem ser fieis aos compromissos da Igreja e possam transmitir aos filhos, um grande  amor pela mesma. Rezemos
3.      Para que os animadores vocacionais  e catequistas, os bispos e presbíteros, os educadores, consagrados e consagradas, todos  ajudem os jovens a sentir a beleza  do seguimento do Senhor, e testemunhe, com a vida, a alegria de estar ao serviço de Deus e da comunidade. Rezemos.
4.      Para que nossa comunidade  encontre meios de cultivar em todos nós verdadeiras  atitudes vocacionais. Rezemos
 (preces espontâneas).


Oração pelas vocações (Rezar do cartaz, fazer cópias ou projetar)
Jesus mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;