19 de setembro de 2011

CELEBRAÇÃO VOCACIONAL PARA O II DOMINGO DE OUTUBRO

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL DA DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU
CELEBRAÇÃO VOCACIONAL PARA O II DOMINGO DO MÊS DE OUTUBRO-2011

OBS. Esta é apenas uma sugestão que deve ser adaptada à realidade cada comunidade. É um esforço da Pastoral Vocacional de nossa Diocese para que todas as comunidades possam rezar pelas vocações, de modo especial as de nossa Diocese.

 Ritos Iniciais

(pode-se preparar algum símbolo na procissão de entrada, globo, sandálias, fotos de missionários, etc...)

Com: Bem-vindos irmãos e irmãs em Cristo. A Igreja nos convida neste mês de outubro a refletir sobre a vocação missionária, pelo qual no batismo, todos fomos chamados a ser discípulos e missionários de Cristo. Vamos nesta liturgia  acolher a proposta de Deus por meio da Palavra e da Eucaristia e unir a Missão pelo qual Ele nos envia, a transformar e anunciar a boa-nova do Reino com atitudes de fé e conversão. Unidos na mesma fé, pedimos que o Senhor da Messe envie novos operários para a Messe e acompanhe de modo particular os consagrados e consagradas que dedicam suas vidas na missão em terras distantes, para que pela força do Espírito Santo sintam-se ungidos e encorajados para anunciar a boa nova do Evangelho e a dedicar sua vida em favor dos irmãos mais necessitados. Iniciemos com o canto de entrada.  (Senhor se tu me chamas)

Ato Penitencial
Sacerdote: Viemos ao encontro do Senhor. Dispostos a participar do seu banquete, queremos pedir perdão de nossas faltas e omissões, pois nem sempre fomos fiéis a missão que Ele nos confiou. Por isso pedimos que ele nos purifique de todo mal e renove nosso espírito e nosso propósito de sermos verdadeiros discípulos Seus. Cantemos: (canto a escolha)



Hino de Louvor (cantado)

Liturgia da palavra
Com: As leituras Bíblicas de hoje nos convidam a participar do banquete que o Senhor Deus nos oferece. Somos livres para participar da festa do reino, mas, ao aceitar fazê-lo, precisamos estar em sintonia com o dom da festa. Ouçamos:

Leitura (Is 25, 6-10)
Salmo 22
Leitura ( Fl 4, 12-14. 19-20)
Evangelho: (Mt 22, 1-14)

Homilia (pistas de reflexão) : Tema do Domingo: O convidado ao banquete do Reino de Deus
A primeira leitura e o Evangelho estão unidos pelo tema do banquete, símbolo da felicidade e da alegria do Reino de Deus. A primeira leitura nos apresenta a promessa, o Evangelho a realização. O convite para entrar é dirigido a todos, a coragem de entrar é de poucos. A segunda leitura está ligada a este tema. Nela nos é apresentado o exemplo da comunidade de Filipos, onde reina um amor autêntico e começou uma vida completamente nova; a ajuda enviada a Paulo constitui disso uma prova.

Preces
Sacerdote: O concilio Vaticano II recordou, explicitamente, que o “dever de fomentar vocações pertence a toda a comunidade cristã, que as deve promover, sobretudo mediante uma vida plenamente cristã. Conscientes disso, dirijamos ao Senhor da Messe, nossas preces confiantes. A cada invocação, responderemos:
Todos: Enviai, Senhor, operários à vossa messe.

L1. Pelo Papa, bispos, a fim de darem continuidade e difusão à missão de salvação em Cristo, “promovam o mais possível as vocações sacerdotais e religiosas, e de modo particular as missionárias”, rezemos:  

L2. Para que as casas de formação sejam, de fato, instrumentos de animação vocacional, fazendo com que o vosso chamado possa chegar aos corações dos jovens e das jovens, rezemos:

L1. Para que a oração pelas vocações seja uma constante em nossas vidas, garantindo o sustento e a eficácia das vocações específicas, rezemos:

L2. Para que haja uma melhor e mais equilibrada distribuição dos sacerdotes no mundo, com ajuda às dioceses que tem escassez de vocações, rezemos:

L1. Para que os sacerdotes, as famílias, os catequistas, os animadores continuem encorajados no serviço de animação vocacional nas comunidades, rezemos:    

L2. Para que as famílias sejam “animadas pelo espírito de fé, de caridade e piedade, capazes de ajudar os filhos e filhas a acolherem, com generosidade, o chamado ao sacerdócio e à vida consagrada, rezemos:

L1. Para que a Virgem Maria nos ajude em nossa missão de animar as vocações e, seguindo seu exemplo, possamos difundir em nossa comunidade a disponibilidade para dizer “sim” ao chamado divino, rezemos:   

Liturgia Eucarística (Apresentação das oferendas)
Com: A Eucaristia é o banquete da nova amizade que reúne as pessoas a Deus. O Pão e vinho oferecidos sobre o Altar, em consagração nos fazem participar do Mistério de amor de Deus revelado por Jesus na última ceia, onde podemos vivenciar o sabor da Ceia eterna, em que Deus estará conosco para sempre.
Cantemos: (O nosso Deus com amor sem medida)

 Santo (cantado)

Pós-comunhão
Com: Compromisso- Preparemo-nos para celebrar, no próximo dia 12, a festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Lembremos também que estamos no mês Missionário. Todo seguidor de Jesus é Missionário, pois Cristo o fez “partícipe de sua Missão, ao mesmo tempo que o vincula a ele como amigo e irmão”. (Documento Aparecida- 144)

ORAÇÃO MISSIONÁRIA
Com.: Como homens e mulheres de fé, vamos  em dois coros (Mulheres e homens) rezar a oração da 5ª Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe em Aparecida, que pede a sermos discípulos e Missionários do Senhor.

M. (Mulheres): Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida. Rosto humano de Deus e rosto divino do homem. Acendei em nossos corações o amor ao Pai, que está no céu, e a alegria de sermos cristãos.

H. (Homens): Vinde ao nosso encontro e guiai nossos passos para servir-vos e amar-vos na comunhão de vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, carregando nossa cruz e ungidos por vosso envio.

M.(Mulheres): Dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito, que ilumine nossas mentes e desperte entre nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, sobretudo aos aflitos, e o ardor por anunciar-vos no início deste século.

Homens: Discípulos e missionários vossos, queremos remar mar adentro, para que nossos povos tenham em vós vida abundante, e com solidariedade construam a fraternidade e a paz.

Todos.:  Senhor Jesus, vinde e enviai-nos! Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém!

 Benção Final


0 comentários:

Postar um comentário

 
;