22 de agosto de 2011

Celebração Vocacional para o 2º Domingo de setembro


SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL DA DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU
CELEBRAÇÃO VOCACIONAL DO SEGUNDO DOMINGO DE SETEMBRO
24º DOMINGO DO TEMPO COMUM
“Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim?”

* Dar destaque ao Ambão da Palavra;
*Preparar em lugar visível no Presbitério, preferencialmente diante do Ambão, um espaço para colocar os símbolos para serem ofertados na Apresentação das Oferendas: vela ou lâmpada, coração, globo terrestre, rede de pescador, sandálias, bolsa, cajado, cruz, terço, ou outros símbolos que a equipe de liturgia pode propor e que recordem as vocações e o anúncio da Palavra.
COMENTÁRIO INICIAL
Neste segundo domingo do mês de setembro, nos unimos a toda a nossa Diocese para rezar pelas vocações. O Senhor continua a chamar trabalhadores para a sua obra de salvação, convida seus escolhidos para ouvi-lo na Palavra e permanecer fiéis ao Evangelho. A vocação é dom de Deus, é Ele que chama e capacita seus eleitos para o serviço junto ao seu povo. Jesus convida-nos a olhar com solicitude para a Palavra de Deus, a escutar com atenção o chamado vocacional e agir como verdadeiros seguidores: amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo. Na liturgia de hoje, de forma especial, somos convocados a atitudes de misericórdia, com humildade saber perdoar e saber pedir perdão. Cantemos.
ATO PENITENCIAL
Presidente - No dia em que celebramos a vitória de Cristo na cruz, sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova. Supliquemos a Deus o seu perdão pelas vezes que não nos deixamos guiar por sua Palavra de vida e salvação e não atendemos à exigência de Jesus para o seu seguimento (pausa). Confiantes no perdão de Deus, cantemos.
1. Perdão, Senhor, pelas vezes que sufocamos a vossa Palavra com nossas preocupações.  SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS!
2. Perdão, Cristo, quando escondemos vossa luz fazendo de vossa doutrina apenas lei. CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS!
3. Perdão, Senhor, quando nós nos desesperamos e não mais buscamos o vosso perdão.
SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS!
Presidente - Deus de bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA
COM: A Bíblia comunica a vontade do Pai a nós seus filhos e filhas. Acolhemos a Palavra de Deus que dá vida e orienta nossa caminhada de fé, a Palavra que ilumina nossa comunidade e chama-nos ao compromisso com a Igreja e com os irmãos.
Santo Livro! Santo Livro! Louvado seja Deus por seus autores. Louvado seja Deus por seus leitores.
Santo Livro! Santo Livro! Santo Livro que me ensina a contemplar. Santo Livro! Santo Livro! Santo Livro que me ensina a caminhar.
Quem te lê com amor e com fé, Santo Livro, certamente viverá melhor.
Quem te estuda querendo aprender, Santo Livro, saberá caminhar, saberá.
LITURGIA DA PALAVRA
COM: Deus fala ao seu povo com palavras de bondade e misericórdia. Exige de nós que perdoemos aqueles que nos ofenderam. Se vivemos ou se morremos é para o Senhor que vivemos e morremos. Jesus propõe que o perdão não se limita pelos conflitos, mas se pratica por amor a Deus e caridade com os irmãos. Ouçamos.
1ª Leitura: Eclo 27, 33 – 28, 9
Salmo: 102 (103) O Senhor é bondoso, compassivo e carinhoso.
2ª Leitura: Rm 14, 7-9
Evangelho: Mt 18, 21-35
PRECES
Pres.: A oração fortalece nossa fé e a caminhada que nos conduz ao Reino. Confiantes, elevemos a Deus os pedidos de nossa comunidade.
T: Ouvi-nos Senhor e fortalecei nossa vocação.
1.      Senhor, que a Igreja seja um testemunho vivo de fé e de esperança no mundo de hoje, rezemos.
2.      Senhor, iluminai nossa comunidade, para que compreendamos o anúncio de Jesus Cristo e realizaremos o seu projeto de vida e salvação, rezemos.
3.       Senhor, ajudai-nos a transformar nossa fé em boas obras de amor, caridade e solidariedade com os excluídos e marginalizados, rezemos.
4.      Senhor, que a Palavra de Deus seja vivenciada e os conflitos superados por atitudes de verdadeiro perdão, rezemos.
5.      Senhor, ilumina-nos para que tenhamos coragem de dizer sim e assumir a vocação, rezemos.
APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
Com: Apresentemos ao Senhor os bons frutos que nossa fé está produzindo em nossas famílias, em nossa comunidade, tornando visível para o mundo o nosso compromisso com o Reino de Deus e com o anúncio de sua Palavra. Apresentamos também alguns símbolos da vocação e da missão de anunciar o Evangelho. Cantemos.
ORAÇÃO VOCACIONAL
Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!

0 comentários:

Postar um comentário

 
;