30 de maio de 2012 0 comentários

Divulgação da 5ª Romaria Vocacional / DNJ 2012

Site da 5ª Romaria Vocacional
 
 
Veja que no Face temos um perfil e também uma página, conforme os links abaixo:
0 comentários

5ª Romaria Vocacional / DNJ 2012 da Diocese de Foz do Iguaçu



A 5ª Romaria Vocacional: O que é?

O ano de 2003 foi marcante na Igreja do Brasil com o 2º Ano Vocacional que teve como tema: Batismo, fonte de todas as vocações. Foi realizada neste ano a Romaria Vocacional do Paraná em Guarapuava e a partir dessa experiência aconteceu no dia 01 de agosto de 2004 em Matelândia a 1ª Romaria Vocacional de nossa Diocese com o tema "Queremos ver Jesus". Depois desse momento, percebendo a importância desse dia na vida da Diocese de Foz do Iguaçu, ficou combinado que o grande evento da Juventude da Diocese se alternaria com o Dia Nacional da Juventude, embora as Pastorais afins sempre trabalhem juntas para a realização deste evento, e a Romaria seria também a celebração do Dia Nacional da Juventude.
No ano de 2006 realizou-se em Missal, no dia 22 de outubro a 2ª Romaria Vocacional com o tema: Jovem, Jesus Te Chama: “Vem e Vê!”
Em 2008 aconteceu em Santa Teresinha, no dia 28 de outubro a 3ª Romaria Vocacional com o tema: “VEM CUIDAR DA VIDA”, e lema: “JOVEM: seguir Jesus é escolher a vida”. Nosso objetivo foi: Possibilitar um encontro com Jesus Cristo, fonte de todas as vocações, levando o jovem a refletir sobre o seu papel na missão de seguir Jesus, em defesa da vida.
Em 2010 realizamos a 4ª Romaria Vocacional em São Miguel do Iguaçu no dia 24 de outubro. Nosso tema foi “Servir, amar e testemunhar” o lema: “Eu e você fazemos parte dessa caminhada” tendo como objetivodesafiar em nossas famílias, as crianças, jovens e adolescentes a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um ajudando-os para que em comunidade assumam o serviço, amor e testemunho como vocação, defendendo a vida e lutando contra a violência”.
            E chegou o tempo da 5ª Romaria Vocacional. Escolhemos o município de Serranópolis do Iguaçu, que teve a Paróquia Nossa Senhora de Fátima instituída no dia 30 de dezembro de 2010, e que acolhe este grande momento da vida de nossa Diocese como um passo definitivo na animação e envolvimento das crianças, adolescentes e  jovens da paróquia. Para o dia 21 de outubro, escolhemos como tema: Juventude e Vida, e como lema: “Que vida vale a pena ser vivida?” acolhendo o ensinamento de Jesus que dizia “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”. (Jo 10, 10)
26 de maio de 2012 0 comentários

Encontro de Formandos (as) e Formadores (as)

Aconteceu neste dia 26 de maio o encontro anual de Formandos(as) e formandores (as) promovido pelo serviço de Animação Vocacional de nossa diocese.
aqui algumas fotos do encontro. Em breve postaremos mais informações.






































http://www.facebook.com/media/set/?set=a.2918457140464.102101.1831839268&type=3#!/media/set/?set=a.2918457140464.102101.1831839268&type=3


25 de maio de 2012 0 comentários

Preparativos para 5ª Romaria Vocacional / DNJ 2012


5ª ROMARIA VOCACIONAL /
DNJ 2012
DATA: 21 DE OUTUBRO DE 2012
LOCAL: SERRANÓPOLIS DO IGUAÇU




Na noite desta quinta-feira, reuniu-se pela segunda vez a equipe que está pensando e organizando a 5ª Romaria Vocacional da Diocese de Foz do Iguaçu.
A 5ª Romaria Vocacional é um evento promovido pela Comissão para a Juventude que é composta pelas Pastorais (Juventude, Adolescentes, Universitária), pelo Serviço de Animação Vocacional e Seminário Diocesano e pelos Jovens dos Movimentos (Cursilho, Tabor, RCC, MEJ). É importante lembrar que a Pastoral Catequética da Diocese está diretamente envolvida na preparação.
Neste ano várias são as motivação para a organização deste evento: a oportunidade de oferecer à nossa Diocese esse tempo de reflexão vocacional, a celebração do DNJ 2012 com os 30 anos da PJ na nossa Diocese, a preparação para Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013 e a concentração diocesana dos catequistas.
O tema da 5ª Romaria Vocacional será "Juventude e Vida" e o lema "Que vida vale a pena ser vivida?" tendo por inspiração bíblica Jo 10,10 "eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância".
A equipe está organizando o projeto de motivação e preparação com um concurso para a confecção do cartaz de divulgação e do Hino da 5ª Romaria Vocacional que será divulgado pelos perfis do Facebook que estão sendo criados, pelos blogs e sites da Nossa Diocese. Em breve divulgaremos os regulamentos para a confecção do cartaz e do hino.
Com a pergunta “que vida vale a pena ser vivida?”, poderemos refletir sobre a realização da vida plena, através de nossos projetos de vida pessoais e dos projetos de sociedade.
Fotos da equipe que esteve reunida ontem a noite.





24 de maio de 2012 0 comentários

REUNIÃO DE PREPARAÇÃO PARA V ROMARIA VOCACIONAL

Começam os preparativos para a V Romaria Vocacional e DNJ
(Artigo publica no blog da pj da Diocese de Foz do Iguaçu)

Os trabalhos na diocese de Foz do Iguaçu continuam. Passado o momento do Seminário Estadual da Campanha Contra Violência e Extermínio de Jovens, os trabalhos com os grupos, da coordenação continuam. Todos os anos acontece a celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ), mas na Diocese de Foz, a cada dois anos é realizada na mesma data a Romaria Vocacional. Esse ano será a realizada a 5ª edição do evento em Serranópolis do Iguaçu.
A pastoral da juventude faz parte da organização do seminário que será coordenada pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV). Padre Fábio Welter faz um convite a todos os envolvidos na organização."Quero convidar a todas as pastorais e movimentos que fazem parte da Comissão para a Juventude de nossa diocese para nos encontrarmos na próxima quinta-feira, dia 24 de maio, para prepararmos a V Romaria Vocacional celebrando também o DNJ 2012", informa o coordenador. A Reunião será em Serranópolis do Iguaçu (no bairro Flor da Serra, na Igreja) às 20h.
Fazem parte da comissão para juventude na Diocese as pastorais da Juventude, Adolescentes, Universitária, além do Serviço de Animação Vocacional, Seminário Diocesano, Jovens dos Movimentos (Cursilho, Tabor, RCC, MEJ). "Além disso temos a catequese, que sempre tem colaborado e se envolvido na preparação desses eventos. Nesse ano realizará a concentração diocesana de catequistas juntamente com a Romaria Vocacional", informa Pe Fábio.
Junto a todas essas organizações da V Romaria Vocacional, DNJ, concentração diocesana de catequistas, a PJFOZ comemora 30 anos na diocese e pretende ter um espaço pra essa celebração.
Padre Fábio explica que já foi feita uma reunião. "Já tivemos uma reunião para começar a pensar as coisas no último dia 18 de maio – mas agora com alguns passos apontados iremos organizar esse dia tão importante para nossa diocese", afirma.

Fonte:
http://pj-foz.blogspot.com.br/2012/05/comecam-os-preparativos-para-v-romaria.html
22 de maio de 2012 0 comentários

Cel. Voc. para o II domingo de junho


SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL DA DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU

CELEBRAÇÃO VOCACIONAL PARA O II DOMINGO DO MÊS DE JUNHO DE 2012



10º DOMINGO DO TEMPO COMUM

“MINHA MÃE E MEUS IRMÃOS SÃO AQUELES QUE FAZEM A VONTADE DE DEUS” (Mc 3,35)

OBS. Esta é apenas uma sugestão que deve ser adaptada à realidade de cada comunidade. É um esforço da Pastoral Vocacional de nossa Diocese para que todas as comunidades possam rezar pelas vocações, de modo especial as de nossa Diocese.


Animador(a) – Irmãos e irmãs, somos todos chamados a ser missionários e profetas do Reino de Deus dando testemunho vivo da nossa vocação. O chamado é sempre uma iniciativa que parte de Deus e a resposta é de cada cristão. Jesus ensina que as suas obras são pela graça de Deus, que age pelo bem. Somos hoje convidados a assumir o chamado de Deus em nossas vidas, mesmo o pecado não impede o cristão de dar a sua resposta, como vamos ver no Livro do Gênesis. Viver em comunidade é servir a Igreja, seja como leigo, como religioso ou religiosa ou como sacerdote. Na Igreja todos somos chamados a servir. Cantemos.


Presidente – Iniciemos a nossa celebração traçando sobre nós o sinal da nossa fé:

EM NOME DO PAI, EM NOME DO FILHO, EM NOME DO ESPÍRITO SANTO.


ATO PENITENCIAL

Presidente: Imploremos a misericórdia de Deus:

- Senhor, pelas vezes em que tivemos medo de assumir algum serviço na comunidade ou demonstra nossa fé publicamente, tende piedade de nós. Senhor...

- Cristo, pelas vezes em que nos acomodamos diante da injustiça e não nos posicionamos contra os males do mundo, tende piedade de nós. Cristo...

- Senhor, pelas vezes em que buscamos nos esconder da tua presença, fugindo de ti para que não visse nossas faltas, tende piedade de nós. Senhor...

Presidente – Deus de bondade, rico em misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e um dia nos conduza à vida eterna. AMÉM.


HINO DE LOUVOR

Com: Deus não cansa de assistir seus filhos e filhas em suas necessidades. Glorifiquemos a Trindade Santa, em Deus Pai, que criou e sustenta a vida, ao Filho Jesus Cristo que fez-se carne como nós para nos salvar e construirmos o Reinos dos Céus, e ao Espírito, que anima e santifica a vocação humana e a missão da Igreja.


LITURGIA DA PALAVRA

Com: A liturgia deste domingo nos orienta a tornar-nos família de Deus, observando a Palavra do Senhor e fazendo a sua vontade. Ouçamos.


1ª Leitura: Gen 3,9-15

2ª Leitura: 1 Cor 4,13 – 5,1

Evangelho: Mar 3,20-35


Reflexão

Jesus anuncia a Boa Nova mediante uma intensa atividade messiânica (3,7-12) e constitui o grupo dos discípulos (3,13-19). O texto de hoje mostra que os seus parentes e, sobretudo, os dirigentes religiosos do povo, não compreendem seu ministério, associando-o ao poder do demônio. Jesus se revela como o mais forte (v.27), pois é o Messias Salvador que age a serviço da vida apressando a vitória definitiva sobre o mal. A rejeição à ação de Deus em Jesus é um pecado contra o Espírito Santo. Trata-se do fechamento radical à salvação de Deus, oferecida gratuitamente pelo Pai, pelo Filho, com a força do Espírito no batismo (1,9-11) A resistência em acolher Jesus impede a experiência do perdão e da misericórdia do Senhor. Os que se comprometem com o Mestre e suas palavras, como discípulos e companheiros na prática libertadora, formam a nova família (v.35). A 1ª leitura salienta que o pecado de Adão é o de toda a humanidade, pois a palavra hebraica adam significa ser humano. O orgulho em querer ser igual a Deus desvia do caminho da salvação. Mas Deus, Criador e Pai, vai ao encontro do pecador e restabelece sua dignidade, prometendo-lhe a vitória sobre as forças do mal, simbolizadas pela serpente (v.15). Surge uma nova descendência que se plenificará em Jesus, o Messias vencedor. O salmo ensina a confiar em Deus, porque nele se encontra toda graça e copiosa redenção. Na 2ª leitura, a fé impele a proclamar a esperança em Cristo ressuscitado, não obstante os sofrimentos e oposições, como o apóstolo Paulo. Renovados dia a dia pelo amor de Deus, possamos transbordar a ação de graças para a sua glória. (www.revistadeliturgia.com.br)


PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Elevemos agora as nossas preces ao coração de Deus para que possa surgir em nossa comunidade vocações aos ministérios ordenados, a vida consagrada e a vida laical; e ao mesmo tempo, para que o senhor de perseverança a todos e a todas que na Igreja já abraçaram uma vocação especifica.

1. Peçamos ao Senhor da Messe que suscite no coração de nossos jovens o desejo ardente de lhe seguir, o desejo de ser uma presença viva e eficaz de seu amor no mundo, rezemos.

T. Ouvi-nos senhor.

2. Dai aos cristãos leigos e leigas coragem, audácia e firmeza na fé, para que, no cotidiano da vida, construam a justiça, a solidariedade e a paz, rezemos.

3. Às irmãs e aos irmãos de vida consagrada dai coerência e transparência, para serem neste mundo um forte e radical sinal do amor e da ternura misericordiosa de Deus, rezemos.

4. Peçamos por todos os ministros ordenados, diáconos, Padres e Bispos, para que segundo o exemplo de Cristo, Bom Pastor, cuidem com carinho e amor de todas as pessoas a eles confiadas, rezemos.

5. Fazei brotar em nossas comunidades aquela variedade de vocações, de serviços e de ministérios, segundo a riqueza da graça recebida no batismo para que a vossa Igreja, Povo de Deus, Assembléia dos Chamados, seja fiel à sua vocação, rezemos.

6. Peçamos pelas as nossas Equipes Vocacionais Paroquiais  e pelos animadores vocacionais para que não desistam de trabalhar a serviço das vocações na Igreja, rezemos.


Presidente - Ouvi, Senhor, o vosso povo. Que a vossa graça nos conceda sempre aquilo que não podemos obter pelos nossos méritos. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.

Oração pelas vocações (Rezar do cartaz, fazer cópias ou projetar)
Jesus mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.
17 de maio de 2012 0 comentários

2º Encontro Vocacional no Seminário de Medianeira

2º Encontro Vocacional –
19 e 20 de Maio de 2012

SEMINÁRIO DIOCESANO
NOSSA SENHORA MEDIANEIRA

E Jesus perguntou-lhes:

E vós, quem dizeis que eu sou? (Mt 16,15)


Para jovens e adultos que que estudam da 8ª série acima

ou já concluíram o ensino fundamental e médio!!


Início: Dia 19, Sábado, chegada 8h30 e Término no Domingo, dia 20 com o almoço!


Venha conhecer e fazer parte da família do Seminário Diocesano!



Localização do Seminário: Avenida 24 de outubro 440, Bairro Belo Horizonte, Medianeira, Paraná. BR277 saída para Cascavel.


CONTATOS - TEL: 45 3264-3088 - 45 88021719


Jovem, Jesus te chama! A decisão é Tua!!!

Vocação realizada, futuro Feliz!!!!!!
14 de maio de 2012 0 comentários

Formação de Animadores Vocacionais

No último sábado a Equipe Diocesana de Animação Vocacional promoveu uma tarde formativa para os Animadores Vocacionais das comunidades. O trabalho foi realizado em Céu Azul para as paróquias da ÁREA 3, em Missal para a ÁREA 2 e para a ÁREA 1 foi realizado em dois locais: na Paróquia São João Batista e na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe.
Foi apresentado um subsídio de trabalho com adolescentes e com a catequese, com algumas propostas de encontros vocacionais, brincadeiras para recreação, gincanas bíblico-vocacionais e um cd com canções de animação, litúrgicas e para festas especiais.
Agradecemos aos membros da Equipe Diocesana que prepararam este material e também aos seminaristas da Teologia de nossa Diocese que contribuíram neste trabalho.
Eis algumas fotos do trabalho realizado em Missal:










9 de maio de 2012 0 comentários

Convite Marcha contra a Violência e Extermínio de Jovens

7 de maio de 2012 0 comentários

Encontro Regional do SAV


Nesse fim de semana, 04, 05 e 06 de maio estiveram reunidos na casa de encontros Bom Pastor, em Maringá, animadores vocacionais de várias dioceses do estado do Paraná, para uma formação a respeito da "cultura vocacional e a Evangelização das juventudes".
O encontro foi assessorado pelo Frei Rubens Nunes da Mota, OFMCap, assessor da CRB Nacional.
Estiveram representando nossa Diocese o Pe. Fabio, a Ir. Bernardete e a Salete Andreola de Matelândia.


No sábado a noite, grupos de jovens que trabalham com teatros estiveram fazendo belas apresentações - muito bacana o trabalho que fazem em Maringá



 
;